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Aéreas brasileiras anunciam redução de até 90% de suas rotas

A Azul, por exemplo, reduziu suas operações de 116 cidades para apenas 25, até o final de abril. Medida visa diminuir custos fixos das empresas

Por Giovanna Simonetti
Atualizado em 25 mar 2020, 23h43 - Publicado em 24 mar 2020, 12h59
 (Azul Linhas Aéreas/Divulgação)
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À medida que o coronavírus se espalha e a demanda por viagens cai, companhias aéreas de todo o mundo estão anunciando a suspensão total de suas atividades ou de boa parte delas pelos próximos meses – principalmente para diminuir os seus custos diante da crise. No Brasil não foi diferente: nesta terça (24), as empresas Azul e Gol comunicaram uma redução significativa das suas frotas.

A Azul já havia anunciado a suspensão de todos os seus voos internacionais que não partissem de Viracopos, em Campinas. Agora, rotas nacionais também foram afetadas. De 25 de março até 30 de abril, a companhia diminuirá a sua frota de 116 cidades para apenas 25 – uma redução de 90% de sua capacidade operacional. Estima-se que serão 70 voos diários, mas ainda não foi anunciado em quais destinos a empresa manterá suas operações. 

Já a Gol decidiu manter apenas rotas entre as capitais brasileiras, suspendendo de 28 de março a 3 de maio suas operações regionais e internacionais. Serão 50 voos diários, conectando todos os estados brasileiros a partir do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. A aérea recomenda que quem tiver voos agendados nesse período os antecipe para esta semana, sem nenhuma cobrança de taxa. 

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A Latam também já havia declarado uma redução de mais de dois terços da suas atividades: 90% das suas operações internacionais e 40% das rotas domésticas foram suspensas. Ainda não houve atualizações, mas novos ajustes devem ser anunciados nos próximos dias, segundo a companhia. 

Um acordo feita pela Anac com as três companhias garante que nenhum estado brasileiro ficará sem pelo menos uma ligação aérea. A medida é importante para manter a mobilidade, principalmente de profissionais da saúde, e também o transporte de suprimentos entre os territórios.

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Passageiros afetados devem entrar em contato por telefone ou pela internet com as companhias para remarcação, cancelamento ou reembolso. Lembrando que as empresas fizeram um acordo com o governo para definir os direitos dos consumidores com viagens até o dia 30 de junho – veja quais são suas opções aqui

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