Anac: passagens terão percentuais de atrasos e cancelamentos
Na compra do bilhete, companhias aéreas terão que informar o passageiro seu índice de pontualidade
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou nesta terça-feira, 6, no Diário Oficial da União, resolução que visa ajudar o passageiro a monitorar as companhias aéreas que mais atrasam voos. Agora as empresas – nacionais ou internacionais que atuam no Brasil – deverão informar seus índices de pontualidade e de cancelamentos. A medida entrará em vigor em 90 dias corridos.
Depois de escolher o itinerário e a data do voo, antes de concluir a compra, a empresa deverá divulgar os percentuais médios de atrasos e cancelamentos, seja no site, nas lojas ou nas centrais telefônicas.
Estes percentuais serão apurados mensalmente pela Anac e estarão disponíveis no site da agência. Além dos cancelamentos, será possível checar atrasos iguais ou superiores a 30 minutos.
“Queremos aumentar a concorrência entre as companhias aéreas, fazendo com que elas disputem por qualidade na prestação de serviço”, afirmou Marcelo Guaranys, diretor-presidente da Anac.
Leia mais:
O que fazer em atraso e cancelamento de voos
Leia mais: