Arte e Cultura: Abaporu versus Madonna

Por Cecilia Arbolave e Fernando Souza
Atualizado em 16 dez 2016, 00h31 - Publicado em 1 nov 2012, 16h24

Patriotismo à parte, o quadro Abaporu, clássico antropofágico de Tarsila do Amaral exposto no Malba (malba.org.ar), está em boníssimas mãos: Buenos Aires é uma legítima capital das artes. Além do Malba, os ótimos museus de Bellas Artes (mnba.org.ar), de Arte Decorativo (mnad. org), Colección Fortabat (coleccionfor tabat.org.ar), Xul Solar (xulsolar.org.ar), Fundación Proa (proa.org) e o novíssimo Macba (macba.com.ar), que expõe artistas contemporâneos, reúnem um interessante panorama da produção argentina, latino-americana e até europeia.

Na música, o tango de butique de casas como Esquina Carlos Gardel (esquinacarlos gardel.com.ar) e Señor Tango (senortan go.com.ar) atrai muitos brasileiros, embora o público local prefira os espetáculos de percussão, teatro e dança do centro cultural Konex (ciudadculturalkonex.org). Unanimidades, o recém-reformado Teatro Colón (teatrocolon.org.ar), de acústica excepcional, e a livraria El Ateneo Grand Splendid (tematika.com/ sucursales), instalada em um lindo e antigo teatro de 1919, seguem como dois ícones invejáveis da cultura portenha.

Em Santiago, a cena foi sacudida recentemente pela abertura de três espaços bacanas: o Centro Gabriela Mistral (gam.cl), que ocupa um edifício contemporâneo e tem vasta programação multimeios; o Centro Cultural Palacio La Moneda (ccplm.cl), cuja cinemateca preserva e divulga o patrimônio audiovisual chileno; e o caixote surpreendente do Museo de la Memoria y los Derechos Humanos (museodelamemoria.cl), um espaço interativo que discute a história do país e evidencia as violações perpetradas pela ditadura militar entre 1973 e 1990.

Outros bons museus da cidade são o de Arte Precolombino (precolombino.cl), o Nacional de Bellas Artes (mnba.cl), com acervo que vai da produção colonial à contemporânea, e o da Moda (museo delamoda.cl), depositário de um sutiã de cones que Jean Paul Gaultier criou para Madonna. “Artisticamente, porém, Buenos Aires é uma cidade muito mais rica e atraente”, diz o colecionador de arte paulista João Carlos de Figueiredo Ferraz. “Tem ótimas galerias de arte e museus mais importantes”, completa.

E a vencedora é: Buenos Aires

Publicidade