As cinco maiores festas juninas do Brasil
Campina Grande e Caruaru são consideradas as "maiores festas de São João" do mundo
+ Veja a programação das principais festas juninas do Nordeste em 2023
+ Veja a programação das melhores festas juninas de São Paulo em 2023
Regado a comida típica, forró e muito folclore, o mês de junho é marcado pelas tradicionalíssimas festas de celebração dos principais santos juninos: Santo Antônio, São Pedro, São João e São Paulo.
Veja nas fotos abaixo quais são as principais celebrações juninas do Brasil.
Festa junina de São João de Caruaru (Pernambuco)
Disputa com Campina Grande (PB) o título de maior festa de São João do Mundo. Quadrilhas com até 4 mil pessoas, forrós, comida típica e desfiles lotam o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, no Centro, e o bairro Alto do Moura. Começa em maio e vai até o final de junho.
Bumba Meu Boi, São Luís
É a festa mais tradicional do folclore maranhense. A partir do dia de Santo Antônio (13 de junho) até o dia 30 do mesmo mês (dia de São Marçal), grupos folclóricos de todo o estado se encontram nas ruas de São Luís para contar a história da escrava Catirina e de seu marido, que precisam ressuscitar o animal que haviam matado. Os grupos se apresentam ao redor de bois coloridos, num festival marcado por danças e ritmos.
São João, Aracaju
Em junho o som da sanfona e da zabumba tomam conta do centro e da orla de Aracaju. No centro acontece o Forró Caju, com apresentações de grandes nomes da música brasileira artistas regionais, e na orla de Atalaia é realizado o Arraial do Povo, uma cidade cenográfica imita uma vila no interior.
Festa de São João em Campina Grande (PB)
Conhecida como o “maior São João do Mundo”, a festa ocupa o espaço da grandiosa Praça Parque do Povo. O evento conta com palcos de forró, quadrilhas e shows. A festa acontece do dia 6 de junho até o dia 6 de julho. O dia de São João, 24 de junho, é quando a festa tem mais movimento.
Encontro Nacional de Folguedos, Teresina
Acontece na segunda quinzena de junho. Apresentações de grupos folclóricos, quadrilhas, comidas típicas e oficinas agitam os palcos montados especialmente para o Festival em Teresina.