As melhores cidades do mundo segundo leitores de revista

Da Ásia à América, de metrópoles modernas a cidadezinhas bucólicas, confira o ranking das melhores cidades do mundo, votado pelos leitores da Condé Nast

Por Giovanna Simonetti
Atualizado em 9 out 2020, 19h13 - Publicado em 9 out 2020, 17h45
San Miguel de Allende, no México
Colorida, San Miguel Allende é um refresco do caos e da multidão da Cidade do México (jiuguangw/Flickr)
Continua após publicidade

Você saberia dizer quais são as suas cidades favoritas do mundo todo? Pois foi o que os leitores da renomada revista americana de viagens Condé Nast Traveller fizeram: por voto popular, a 33ª edição anual do Readers’ Choice Awards definiu as melhores cidades do mundo em 2020 e o resultado foi uma lista diversa, de megalópoles modernas até pequenas vilas medievais, da Ásia à América. 

Dividido em duas categorias, uma de pequenas e outra de grandes cidades, o ranking teve como destaque majoritariamente o continente europeu. Só no top dez das cidades menores, seis estão na Europa – entre clássicos como Florença e destinos menos óbvios no circuito turístico europeu, como Valletta, em Malta, nomeada em 2018 a Capital Europeia da Cultura. Já o Brasil (ou qualquer outro país da América do Sul) não apareceu em nenhuma das duas listas. Num ano de pandemia, com deslocamentos reduzidos, seria ainda mais difícil aparecer.

Apesar da dominância europeia na lista, o top 3 fugiu do Velho Continente e elegeu cidades no México e na Tailândia. San Miguel de Allende, município a quatro horas da capital mexicana, ganhou (mais uma vez) o título de melhor cidade pequena internacional do mundo. Conhecida por sua arquitetura colonial espanhola, fachadas coloridas e varandas embelezadas com vasos de flores, San Miguel de Allende é uma das mais charmosas e encantadoras cidades de todo o México.

San Miguel de Allende, no México
Colorida, San Miguel Allende é um refresco do caos e da multidão da Cidade do México (jiuguangw/Flickr)

A medalha de prata foi para a popular cidade tailandesa de Chiang Mai, onde as tradições e costumes ancestrais do país seguem vivos. Alternativa aos destinos de praia da Tailândia, ela é rodeada por montanhas – de onde é possível aproveitar para fazer trilhas – e impressiona com seus mais de 300 templos imponentes.

Continua após a publicidade

Confira a lista completa das dez melhores cidades pequenas do mundo:

  1. San Miguel de Allende, México
  2. Chiang Mai, Tailândia
  3. Mérida, México
  4. Monte Carlo, Mônaco
  5. Valletta, Malta
  6. Salzburgo, Áustria
  7. Siena, Itália
  8. Victoria, British Columbia, Canadá
  9. Florença, Itália
  10. Edimburgo, Escócia

No ranking das melhores cidades grandes do mundo, o padrão se repetiu. A Europa dominou a lista – inclusive com dois destinos queridinhos dos brasileiros, Lisboa e Porto –, mas o primeiro e terceiro lugar foram para destinos orientais: Japão e Singapura, respectivamente. 

Continua após a publicidade

A japonesa que conquistou o título de melhor cidade grande do mundo foi a tradicionalíssima Kyoto, capital do país por centenas de anos e dona de diversos e maravilhosos templos budistas, santuários xintoístas e um dos palácios imperiais do Japão. Conheça mais sobre a cidade aqui.

Templo Kinkaku-ji, Kyoto, Japão
Templo Kinkaku-ji, um dos muitos de Kyoto (Yiannis Theologos Michellis/creative commons/Flickr)

O segundo destino mais votado pelos leitores foi Lyon, considerada por muitos uma das cidades mais cheias de charme da França e a capital gastronômica do país – por lá estão uma série de restaurantes estrelados, entre eles o icônico L’Auberge du Pont de Collonges, do chef três-estrelas Michelin Paul Bocuse. Veja mais de Lyon

Continua após a publicidade

As dez melhores cidades grandes do mundo, de acordo com o Readers’ Choice Awards 2020, são: 

  1. Kyoto, Japão
  2. Lyon, França
  3. Singapura
  4. Sydney, Austrália
  5. Viena, Áustria
  6. Tóquio, Japão
  7. Porto, Portugal
  8. Helsinque, Finlândia
  9. Copenhague, Dinamarca
  10. Lisboa, Portugal

Publicidade