A Ciclofaixa da Avenida Paulista será inaugurada neste domingo (2) pela Prefeitura de São Paulo. Com cinco quilômetros de extensão (2,5 em cada sentido) juntos ao canteiro central, a nova opção de lazer do paulistano liga a Rua da Consolação à Praça Oswaldo Curz e funcionará das 7h às 16h, aos domingos e feriados.
Segundo a Companhia de Engenharia e Tráfego (CET), durante o horário de funcionamento da ciclofaixa a velocidade máxima dos veículos automotores na via cairá de 60 km/h para 40 km/h. Os motoristas também devem ficar atentos para a interdição de um quarteirão da Rua Haddock Lobo, entre a Paulista e a rua Luís Coelho, e o bloqueio dos retornos existentes na Paulista junto às ruas da Consolação e Bela Cintra. Para garantir a segurança dos ciclistas a CET implantará uma programação de semáforos diferenciada no cruzamento da Paulista com a Haddock Lobo, alternando a passagem entre bicicletas e automóveis no trecho junto ao acesso para o Túnel Complexo Viário Doutor Arnaldo-Rebouças.
Durante o horário de funcionamento da ciclofaixa da Paulista motoristas devem ficar atentos aos bloqueios da rua Haddock Lobo, entre a Paulista e a rua Luís Coelho, e dos retornos existentes na Paulista junto às ruas da Consolação e Bela Cintra (sinalizados no mapa em azul) – Imagem: CET/ Divulgação
Atualmente São Paulo conta com 67 quilômetros de ciclofaixas de lazer que reúnem em média 100 mil pessoas a cada domingo. Com a Avenida Paulista, este total subirá para 72 quilômetros para curtir a cidade de bike de uma forma mais segura.
Leia mais:
5 dicas para começar a viajar de bicicleta
7 dicas para preparar a sua viagem de bike
Na terra, na represa, na fazenda