A Avenida Paulista, um dos principais símbolos da cidade de São Paulo, ganhará uma ciclofaixa de lazer com cinco quilômetros de extensão (2,5 em cada sentido). As bicicletas poderão usar o espaço aos domingos e feriados das 7h às 16h, em um trajeto que vai da rua da Consolação à praça Osvaldo Cruz. Ainda não há data para a inauguração.
Segundo a Companhia de Engenharia e Tráfego (CET), durante os dias de funcionamento a velocidade máxima permitida na Paulista para veiculos automotores cairá de 60 km/h para 40 km/h. Outras mudanças são a interdição de um quarteirão da rua Haddock Lobo, entre a Paulista e a rua Luís Coelho, e o bloqueio dos retornos existentes na Paulista junto às ruas da Consolação e Bela Cintra. A ciclofaixa ficará junto ao canteiro central e a demarcação deve começar nos próximos dias.
Atualmente a cidade conta com 67 quilômetros de ciclofaixas de lazer. São 3 circuitos para o paulistano tirar a magrela da garagem:
- Zona Oeste/Sul: interliga os Parques do Povo, do Ibirapuera, das Bicicletas, Villa-Lobos e o futuro Parque Clube do Chuvisco. São 45 quilômetros de percurso (22,5 em cada sentido).
- Zona Leste: 14 quilômetros de extensão (7 em cada sentido) ao longo da Av. Governador Carvalho Pinto, onde se localiza o Parque Linear Tiquatira, passando ainda pelas avenidas Dom Hélder Câmara e Calim Eid.
- Zona Norte: Com 8 quilômetros de extensão (4 em cada sentido), liga a Praça Heróis da FEB ao metrô Parada Inglesa, permitindo acessar também o Parque da Juventude e o SESC Santana.
Leia mais:
5 dicas para começar a viajar de bicicleta
7 dicas para preparar a sua viagem de bike
Sistema de empréstimo de bicicletas é inaugurado em SP
Na terra, na represa, na fazenda