Com dólar acima dos R$ 2, turismo doméstico deve crescer, afirma Braztoa
De acordo com levantamento do órgão, as operadoras cresceram mais de 29% no ano passado
Com o dólar acima da casa dos dois reais, o turismo doméstico deve ser o foco das operadoras de turismo no próximo ano. A ascensão da chamada nova classe média ou classe C, é uma das apostas das empresas do segmento para aumentar o faturamento e também o número de passageiros.
O crescimento financeiro de 29% divulgado no anuário 2012 da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), lançado no dia 1º de agosto, é uma prova de que o brasileiro está viajando mais. De acordo com a associação (que confirma representar 90% das operadoras), em 2011 as empresas do segmento faturaram R$ 9,8 bilhões. A expectativa para este ano é crescer 10%, arrecadando R$ 10,82 bilhões.
De acordo com o presidente da Braztoa, Marco Ferraz, a alta da moeda americana pode influenciar este novo viajante a escolher um destino nacional, o que significa, muitas vezes, a primeira viagem longa deste consumidor. “Com a economia favorável, a nova classe média está viajando cada vez mais e um destino doméstico acaba sendo mais fácil para quem faz a primeira viagem”, disse Ferraz.
Pela primeira vez segmentado por região, tanto domésticas quanto internacionais, o relatório mostrou que entre os destinos brasileiros, a região Nordeste lidera, registrando 54% das vendas, seguida pelo Sudeste com 30%, o Sul ficou com 12%. As regiões Norte e Centro-Oeste ficaram com 4% juntas.
Mesmo com o aumento das vendas domésticas, as viagens para fora do país também cresceram. Além das cidades já consagradas pelos brasileiros, a Turquia registrou um aumento significativo de brasileiros no último ano, que se deve (em partes), por conta das companhias de origem árabe para o mercado brasileiro.
“Companhias aéreas como a Turkish Airlines chegaram ao mercado nacional e ajudaram a popularizar alguns destinos ao viajante brasileiro. Outras companhias de origem árabe estão chegando e novas cidades podem crescer, principalmente da Ásia, com isso”, disse o Presidente da Braztoa.
No levantamento de regiões pelo mundo, a América do Norte ficou com 38% das vendas, à frente da Europa, com 34%. América do Sul representou 15%; América Central vem na sequência, com 10%, seguida de África, Ásia e Oceania que, juntas, representaram 3% das vendas. Contudo, o levantamento aponta que a região asiática foi a que registrou maior crescimento em chegadas internacionais, com 6,1%.
Confira mais alguns números divulgados no documento, que reforçam de detalham o tipo e categoria do pacotes domésticos e internacionais. O anuário da Braztoa está disponível no site oficial da organização.
> Pacotes domésticos
Aéreo e terrestre
Em 2010, os pacotes que incluíam aéreo e terrestre representavam R$ 2,2 bilhões, com 1,9 milhão de passageiros transportados. No ano passado, foram R$ 2,8 bilhões, com 2,2 milhões de passageiros.
Somente terrestre
Em 2010, houve faturamento de R$ 440,3 milhões, com 718 mil transportados. No ano passado, ficaram com R$ 957,4 milhões, com 1,3 milhão de transportados.
Cruzeiros
O faturamento, em 2010, ficou em R$ 910,4 milhões, com 713 mil transportados. No ano passado, o desempenho foi de R$ 1,07 bilhão com 712 mil passageiros.
Rodoviário
Há dois anos, o desempenho foi de R$ 39,3 milhões, com 43 mil transportados. Em 2011, ficou com R$ 40,5 milhões, com 41 mil passageiros.
> Pacotes Internacionais
Aéreo e terrestre
Em 2010, os pacotes que incluíam aéreo e terrestre representavam R$ 3,02 bilhões, com 1,05 milhão de passageiros transportados. No ano passado, foram R$ 3,4 bilhões, com 1,1 milhões de passageiros.
Somente terrestre
Em 2010, houve faturamento de R$ 445,4 milhões, com 208 mil transportados. No ano passado, ficaram com R$ 808,4 milhões, com 401,8 mi de transportados.
Cruzeiros
O faturamento, em 2010, ficou em R$ 236,2 milhões, com 120 mil transportados. No ano passado, o desempenho foi de R$ 366,6 milhões, com 159 mil passageiros.
Rodoviário
Há dois anos, o desempenho foi de R$ 2,6 milhões, com 2,2 mil transportados. Em 2011, ficou com R$ 2,1 milhões, com 1,6 mil passageiros.
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