De Assis ao Vaticano: seis graus de separação
Qual a relação entre uma cidade contestadora, missões jesuíticas e o barroco brasileiro?

Assis é a terra natal de São Francisco. O culto ao popular santo protetor dos animais atrai multidões ao coração da Úmbria, no centro da Itália. As grandes atrações do local são a Basílica de Santa Clara – que também nasceu aqui – e as Basílicas Alta e Baixa. É nesta última que repousam os restos mortais de São Francisco... (Roby Ferrari Creative Commons)

... um santo cuja biografia, calcada na simplicidade e amor à natureza, arrebanhou milhões de devotos. Em várias partes do Brasil o santo é homenageado, seja no rio São Francisco ou em igrejas de cidades como São João del Rei, Mariana e Ouro Preto. Nesta última está a Igreja da Ordem Terceira, uma das obras-primas do barroco nacional. Por toda a América Latina deu-se o mesmo, incluindo terras que hoje pertencem aos Estados Unidos... (Reprodução/Reprodução)

... como San Francisco, a mais contestadora cidade americana, um paiol de ideias sobre a contracultura e os direitos humanos. Bem próxima ao epicentro gay da cidade, Castro, fica a antiga missão franciscana estabelecida pelos espanhóis, no século 18. Com o intuito de arrebanhar fiéis e levar a palavra de Cristo ao Novo Mundo, sacerdotes penetraram fundo em territórios pouco desbravados, construindo colégios, igrejas e vilas, como as vistas no Brasil... (KPTripathi/Wikimedia Commons)

... em lugares como a cidade de São Paulo e São Miguel das Missões, o mais bem preservado conjunto missionário brasileiro, fundado por padres jesuítas que também se estabeleceram no Paraguai e na Argentina. Neste último a Companhia de Jesus fincou profundas raízes... (Marcelo Curia)

... estabelecendo as fundações para que, pela primeira vez, um latino-americano fosse eleito sumo pontífice da Igreja Católica. Jorge Mario Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires, primaz da Argentina, agora rumará para... (Walsh TD Creative Commons)

... o Vaticano e se sentará no trono de São Pedro, onde será conhecido como Francisco I, uma homenagem ao abastado rapaz de Assis, que largou tudo para viver em simplicidade e mudar boa parte do mundo (Franco Origlia/Stringer)
De São Francisco de Assis ao papa Francisco I, uma viagem por seis graus de separação.
Leia mais:
Atrações obrigatórias no Vaticano
Cidades santas e grandes peregrinações pelo mundo
Roma: o que fazer, onde ficar, onde comer
Publicidade