Evento na França vai abrir atrações fechadas para turistas só neste fim de semana

Por Patrícia Figueiredo
15 set 2015, 06h45
palais de l'elysee - Copia
palais de l'elysee - Copia (/)
Continua após publicidade

Não tem ocasião melhor para visitar Paris do que este final de semana.

É que nos dias 19 e 20 de setembro acontece a celebrada Journées Européennes du Patrimoine, as Jornadas Europeias do Patrimônio.

Durante dois dias, a maior parte dos monumentos e centros culturais da França abrirá gratuitamente para o público, inclusive alguns locais que geralmente são fechados para turistas. Este ano, a jornada chega a sua 32ª edição e mais de 17 mil atrações ficam abertas por todo país.

Rolam ateliês e visitas guiadas até em joias como o Palais de l’Élysée, sede do governo francês, que só pode ser conhecido por dentro durante esse evento. Dá para entrar até no escritório do presidente François Hollande e nos salões de festa onde ele recebe ministros e autoridades internacionais!

Outro cartão postal parisiense geralmente fechado para o público é a prefeitura da cidade, o Hotel de Ville, no miolo do Marais, que abre boa parte de suas salas nos dias 19 e 20.

Continua após a publicidade

Até a RATP, companhia de transporte público de Paris, acolhe curiosos e turistas em visitas guiadas por alguns dos seus centros de controle. A empresa também coloca em circulação ônibus antigos que fazem tours gratuitos pela cidade desde sua sede, a Maison de la RATP. Agende sua visita por aqui – mas corra, porque alguns passeios se esgotam rapidinho.

Verifique no site do evento a programação completa, tanto de Paris quanto de outras cidades francesas. Para algumas atrações é necessário inscrição prévia. Prepare-se para encontrar grandes filas para as mais disputadas, como as citadas acima. Chegue cedo e com muito ânimo, afinal, esse privilégio só rola uma vez por ano :)

Siga @patifigueiredo_ no Instagram

Publicidade