Continua após publicidade

As festas de Carnaval mais tradicionais do Brasil

Blocos, escolas de samba, vestindo abadá ou fantasia... O melhor das festas de Carnaval pelo país

Por Da Redação
Atualizado em 26 fev 2019, 14h44 - Publicado em 19 jan 2017, 15h48
Sambódromo da Marquês de Sapucaí - Rio de Janeiro
A beleza dos desfiles na Rua Marquês de Sapucaí, que recebe quase 60 mil pessoas por noite, fez a fama do Carnaval carioca. É no sambódromo inaugurado em 1984, chamado Passarela Darcy Ribeiro, que as 12 escolas do Grupo Especial desfilam durante dois dias. Mas elas não são as únicas a compor a festa. As agremiações do Grupo de Acesso disputam o primeiro lugar para ascender ao Grupo Especial; já as do Grupo de Base têm origem popular e são caracterizadas por serem pequenas.  (Pedro Kirilos/Riotur/Reprodução)

Apesar de ser uma festa em que o Brasil é seu maior representante, o Carnaval foi criado muito longe daqui, sem direito a samba, batuque e fantasias. Sua origem remonta ao território grego – no período entre 600 e 520 a.c. – com intuito de celebrar o fim do inverno e o início da época de plantações.

No século 11, a Igreja Católica incluiu o festejo em seu calendário sinalizando o início do período quaresmal. Durante quatro dias, os fieis poderiam comer carne a vontade.

Os portugueses trouxeram a festa para o Brasil, mas somente com a gravação do samba Pelo Interfone (1917) é que começou a tomar a forma que conhecemos hoje. Entre desfiles de escolas de samba e animados blocos de rua, selecionamos as principais festas espalhadas pelo Brasil.

Continua após a publicidade

 

Publicidade
Publicidade