• Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • RSS
  • ENTRARSAIR
Avatar do usuário logado
OLÁ,
Assine
  • Índice de Destinos
  • Manual do Viajante
  • Brasil
  • Mundo
  • Voos
  • Hotel

Patrocinado por

NetBet
  • ×
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • RSS
  • Assine
  • Já sou assinanteSair
  • Índice de Destinos
  • Assine a newsletter
  • Manual do Viajante
  • Cruzeiros
  • Brasil
  • Mundo
  • Seleção de Airbnb
  • Compre seu voo
  • Reserve hospedagem pelo Booking
  • Alugue um carro
  • Faça um seguro viagem
  • Ideias de Viagem
    • Ecoturismo
    • Praias
    • Trem
    • Viagens a dois
    • Viagem com crianças
    • Mochilão
    • Acessibilidade
    • Livros para Viajar
  • Minha Abril
Ícone de fechar alerta de notificações
Ícone de fechar alerta de notificações

CONTA
CONTEÚDOS SALVOS
Sair
Matérias

Mamão com passarinho

Até que ponto as mancadas que todo hotel comete devem ser toleradas? por Ernesto Lippmann*

Por Cris Capuano (edição)
Atualizado em 23 jun 2022, 10h14 - Publicado em 7 set 2011, 18h22
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Compartilhar no Telegram

“Sou médico e tenho poucos dias de férias por ano. Fui ao Hotel Pestana,em Natal, e me decepcionei. Faltou água para o banho, o ar-condicionado não funcionava, a porta emperrou e fiquei trancado no quarto. A piscina foi limpada com cloro de manhã enquanto hóspedes nadavam nela! Por último: ao mostrar para garçom que havia diversos pássaros se alimentando das frutas do café da manhã, ele os espantou e me disse: ‘Pronto, senhor, pode se servir à vontade’.” — Helmuth Beltz, Campinas, SP

Quem procura um resort ou hotel de luxo tem uma expectativa alta. Muitos se decepcionam. Mais de 60% das reclamações que a VT recebe são relacionadas a problemas encontrados em hotéis, como falhas na manutenção de equipamentos, na conservação dos apartamentos e da área de lazer e no serviço. Helmuth deu azar. Encontrou um pouco de tudo isso durante sua estada.

O que diz a empresa

O Hotel Pestana pediu desculpas pelo ocorrido ao hóspede. Afi rmou que a falta de água foi um problema pontual, que logo foi resolvido. E que teve a “necessidade excepcional” de reforçar a limpeza durante o dia devido ao alto número de banhistas usando protetor solar e bronzeador. Garantiu, no entanto, que nesse serviço não foi utilizado nenhum produto danoso à saúde, como cloro; apenas uma escova de limpeza. E pareceu não dar muita bola para o caso dos pássaros. “Estamos em uma área de preservação ambiental, e o convívio harmônico com a natureza é uma de nossas premissas”, disse a assessora de imprensa do Pestana, Claudia Rocco. “Para que nossos hóspedes não sintam mal-estar, estamos em contato constante com o Ibama.”

Final feliz

Continua após a publicidade

Para o médico sanitarista Luiz Fernando de Andrade Figueiredo, a questão não é tão simples quanto a resposta do hotel faz supor. “Aves são portadoras de agentes nocivos à saúde, e mantê-las perto da comida traz risco de infecção alimentar”, diz. No entanto, além de reconhecer as outras falhas, o hotel fez as pazes com o leitor com a ajuda da VT: prontificou-se a compensar Helmuth com uma hospedagem de cortesia pelo mesmo número de dias em que se hospedou. Ele ficou satisfeito.

Seus direitos

Se a hospedagem não correspondeu à expectativa, cabe um pedido de redução do preço pago pelo consumidor, e eventualmente uma indenização pelo dano moral decorrente. Esse pedido pode ser feito em um Juizado Especial de Pequenas Causas, até mesmo sem advogado. Se o hotel estava longe de ser o que prometeu, guarde os folhetos de divulgação, imprima o conteúdo do site e fotografe as diferenças. Manifeste seu descontentamento assim que ele acontecer, por meio de e-mails para a gerência, e peça providências imediatas. Imprima todas as respostas. São provas fundamentais para garantir sua indenização.

Continua após a publicidade

* Ernesto é advogado com especialização em processo civil pela Universidade de São Paulo (USP) e autor do livro Você tem todo direito (Editora Futura)

 

Publicidade

  • Mais lidas
  • Acessórios de viagem
Assine Abril

Veja

Veja

DIA DAS MÃES

A partir de R$ 5,99/mês

Superinteressante

Superinteressante

DIA DAS MÃES

A partir de R$ 5,99/mês

QUATRO RODAS

QUATRO RODAS

DIA DAS MÃES

A partir de R$ 5,99/mês

Veja Negócios

Veja Negócios

DIA DAS MÃES

A partir de R$ 5,99/mês

Você RH

Você RH

DIA DAS MÃES

A partir de R$ 5,99/mês

Veja Saúde

Veja Saúde

DIA DAS MÃES

A partir de R$ 5,99/mês

Leia também no GoRead

  • Siga
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • RSS
Logomarca Grupo Abril
  • BEBÊ
  • Boa Forma
  • Bravo!
  • Capricho
  • CASA
  • CASACOR
  • Claudia
  • Elastica
  • Especiallistas
  • Guia do Estudante
  • Instituto Veja
  • Quatro Rodas
  • Superinteressante
  • VEJA
  • VEJA Rio
  • VEJA São Paulo
  • VEJA Saúde
  • Você RH
  • Você S/A
  • Grupo Abril
  • Política de Privacidade de Dados
  • Como desativar o AdBlock
  • Atendimento ao assinante – Minha Abril
  • Anuncie
  • Dicas de Segurança
  • Vendas
  • QUEM SOMOS
  • FALE CONOSCO
  • TERMOS E CONDIÇÕES
  • TRABALHE CONOSCO
  • EXPEDIENTE

Abril Comunicações S.A., CNPJ 44.597.052/0001-62 - Todos os direitos reservados.