Não sei se Deus é brasileiro, mas que ele tem uma quedinha especial pela Suíça, isso ele tem. É beleza natural que não acaba mais. Um dos pontos para comprovar essa generosidade da natureza com o país é o Monte Pilatus.
Localizado pertinho da charmosa cidade de Lucerna, tem 2.132 metros de altura e faz parte dos alpes suíços. Para chegar lá no topo, você pode ir de ônibus e teleférico ou de trem + trem alpino (via Alpnachstad). Me pareceu mais interessante subir de teleférico. O trajeto te proporciona paisagens incríveis e rende boas fotos.
Da principal estação de trem de Lucerna, é só ir até Kriens e de lá caminhar um pouco seguindo as indicações para a estação de teleférico. Ao subir, você passa pela primeira estação, a de Krienseregg, onde não é preciso descer, e depois segue até a estação de Frakmuntegg. O trajeto leva em torno de 20 minutos. Ao chegar nessa estação, aí é preciso descer e trocar de gôndola. Não se esqueça de manter o ticket em mãos para liberar uma segunda catraca. A partir daí, você segue direto para a estação Pilatus Kulm e o trajeto é rapidinho, apenas mais cinco minutos.
Ali você já estará no alto do monte. Existem algumas trilhas para serem feitas pelos visitantes. Não trata-se de nada muito complicado. Apenas alguns caminhos, às vezes um pouco mais inclinados, para ter acesso a pontos de observação. Prepare a câmera fotográfica porque aí você não vai mais querer parar de tirar fotos. Existem alguns caminhos para quem já está mais acostumado com subidas íngremes. Tive a informação de que algumas pessoas até resolvem fazer o trajeto inteiro, desde a parte mais baixa do monte, por trilhas.
Visitei o local durante a primavera e a experiência foi muito boa. Estava calor, mas não tanto. O monte Pilatus estava sem neve, mas logo ali na frente víamos ainda o outro lado dos alpes coberto de neve. Lá de cima também é possível ver toda a amplitude do Lago Lucerna, que tem 38 km de comprimento.
Lá no alto existem dois hotéis para quem quer desfrutar um pouco mais das paisagens ou que passou muitas horas nas trilhas. São o Hotel Pilatus Kulm e o Hotel Bellevue. Lojinhas de souvenir e restaurantes também estão localizados por ali. Destaque para o famoso macarrão com queijo suíço ou fondue de queijo, com um bom vinho para acompanhar.
Para descer, optei pelo trem, que é o mais íngreme do mundo, com uma inclinação máxima de 48%. Ele passa por florestas, paredes rochosas… uma boa experiência. Às vezes dá a sensação de que ele não vai conseguir frear, de tão inclinado que é, mas a segurança é alta. Você desce na estação Pilatus Bahn e segue a pé para a estação Alpnachstad, de onde pode pegar o trem para voltar à principal estação de Lucerna.
Gôndola:
Abriu em 1954, transporta 750 pessoas por hora e tem 132 cabines.
Trem:
Inaugurado em 1889, transporta 340 pessoas por hora e demora 40 minutos para descer.
Para ter mais informações, acesse o site oficial.