Quase dois meses depois de vencer o leilão de concessão do Aeroporto de Cumbica, o consórcio Aeroporto Internacional de Guarulhos divulgou o plano de melhorias que pretende implementar até o início da Copa do Mundo de 2014.
O anúncio, feito pelo presidente do grupo, Antonio Miguel Marques, também marcou o início das obras do Terminal 3, principal novidade do projeto, que deverá concentrar todos os voos internacionais. Além de lojas e opções de alimentação, o espaço terá um shopping center, dois hotéis, esteiras de locomoção e um sistema automatizado que permite realizar o check-in fora do balcão.
“O novo terminal concentrará todos os voos internacionais a partir de 2014. O T1 e o T2 ficarão com os destinos domésticos, enquanto o T4 receberá tanto a demanda nacional quanto voos estrangeiros de pequeno porte”, afirmou Marques.
O aeroporto deverá ganhar mais 34 posições no novo finger e terá pistas adequadas para aviões de grande porte (categoria F), abrindo assim possibilidade para que aeronaves maiores, como o Airbus 380, possam operar no lugar. “As melhorias na pista não se restringem à adaptação de padrão. Outra novidade que aumentará a velocidade e a capacidade do aeroporto são as saídas rápidas, que farão com que as aeronaves economizem tempo de manobra”, afirmou o presidente do consórcio.
Além disso, as chamadas Resas (Runway End Safety Área), espaços de segurança para pousos e decolagens, também serão adotadas.
Transporte e estacionamentos
Para diminuir um dos gargalos de Cumbica, que é a falta de vagas de estacionamento, a concessionária pretende construir, até 2031, um novo edifício garagem que terá capacidade para 10 mil vagas no total, segundo o projeto de expansão apresentado. Independentemente disso, para suprir a demanda gerada pela Copa de 2014, o plano é criar 2.300 novas vagas e abrir outras 6 mil em espaços ao ar livre.
De acordo com o presidente da concessionária, os táxis e ônibus também serão realocados: ganharão um estacionamento e um miniterminal específico. Hoje, estes veículos tem que disputar lugar com os automóveis nas áreas de desembarque de passageiros, atualmente próximas aos Terminais 1 e 2.
Outro projeto que também está previsto para 2014 – e que indiretamente faz parte dos planos de reforma do aeroporto – é a ligação entre o trem e o terminal aeroportuário. A primeira linha que fará o trajeto será a 13 Jade, da CPTM, que sairá da estação Brás com destino a Cumbica.
Quatro novos hotéis
Outra deficiência de Guarulhos que deverá ser sanada é a baixa oferta de hospedagens próximas ao aeroporto. O novo projeto prevê pelo menos duas novas instalações hoteleiras até 2014. A primeira delas será um hotel para os passageiros que precisam pernoitar após voos com escalas por Guarulhos. Com 50 apartamentos, o empreendimento será gerido por uma rede hoteleira a ser definida. O outro meio de hospedagem terá 250 quartos e será categoria cinco-estrelas. Uma passarela deverá permitir acesso direto entre as unidades de hospedagem e o T3.
A construção de outros dois empreendimentos hoteleiros faz do projeto pós Copa de 2014. Duas novas unidades de três e quatro-estrelas serão erguidas para atender aos viajantes.
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