O que mudou com o fim da taxa de roaming na Europa

Saiba o que mudou com o fim da taxa de roaming na União Europeia

Por Ariene Leite
Atualizado em 12 mar 2018, 12h07 - Publicado em 20 jun 2017, 14h00
Com o fim da cobrança de roaming, vai ficar mais barato usar o celular em viagens pela Europa (LeoPatrizi/iStock)
Continua após publicidade

Agora os 500 milhões de usuários de celulares da União Europeia podem utilizar os serviços oferecidos pelas operadoras em qualquer um dos 28 países da UE, sem que haja cobranças de taxas por isso. A medida entrou em vigor em 15 de junho de 2017, depois de várias tentativas por parte da instituições comunitárias para acabar com a cobrança.

O que é roaming?

Roaming é o serviço pago proposto pelas empresas de telecomunicação pela utilização de aparelhos móveis (celulares, tablets e computadores portáteis) em outros países fora da região em que foi adquirido. Ele é pago em dois níveis: entre o operador e o cliente e entre operadores nacionais e estrangeiros (que cede a utilização de suas redes).

Para acabar com os preços abusivos, o Regulamento de Roaming criou regras de limite de preço para as principais operadoras europeias. As empresas de telefonia e internet devem aplicar esses preços a cada cliente que utilizar os serviços que estes oferecem: chamadas de voz (tanto para telefones fixos como para móveis), mensagens de texto (SMS) e acesso a internet.

No entanto, as operadoras ainda poderão definir limites de utilização para serviços de dados em roaming. Se este limite for ultrapassado, alguma taxas extras podem ser cobradas aos clientes.

A nova regra vai funcionar com as principais operadoras da Europa, (Orange, Vodafone, O2, Movitar e TIM) que já forneciam serviços de roaming internacional para todos os seus chips pré e pós pagos.

Continua após a publicidade
operadora Vodafone na romania
Loja da Vodafone, uma das operadoras que vão seguir o novo regulamento (Ahmed Farouk/Wikimedia Commons)

A nova medida vai ser aplicada automaticamente pelas operadoras, sem que seja necessário configurar o aparelho móvel. No entanto, quem pretende visitar um destes países terá que verificar quais operadoras estão seguindo o regulamento.

A isenção do roaming será aplicada nos 28 países da União Europeia.

Continua após a publicidade

Para adquirir um cartão simcard europeu é importante que seu celular esteja desbloqueado. O visitante deve escolher um cartão pré-pago e procurar pela oferta de plano de dados.

Mais informações sobre as operadoras, os preços e as lojas de vendas podem ser encontrados neste site colaborativo.

Publicidade