Obras de arquitetura para visitar, do Brasil ao Extremo Oriente
Pinacoteca, São Paulo
“A combinação da monumentalidade nua de um edifício de formas clássicas com tijolos não revestidos e os repertórios de elementos sabiamente introduzidos por Paulo Mendes da Rocha em uma fantástica remodelação tornam a Pinacoteca um dos museus mais belos do mundo. O meu favorito.”
Kandalama Hotel, Sri Lanka
“Neste projeto, a arquitetura e a natureza se entrelaçam em uma majestosa conjunção. O talento de Baya faz muito mais do que integrar a edificação com seu entorno: cria um mundo próprio e comovente. Cria a paisagem.”
Piscinas de Leça de Palmeira, Porto
“A poética desta obra de Álvaro Siza é uma prova da capacidade da arquitetura de pertencer a um lugar e ir além das questões funcionais e da falsa oposição entre tradição e modernidade. Elas parecem ter estado ali sempre.”
Seagram Bulding, NY
“Este edifício inovador do alemão Mies van der Rohe, tantas vezes copiado (e traído), é o mais clássico de todos os arranhacéus. Ele é, também,
um exemplo de sensibilidade urbana, retirando-se voluntariamente e criando um espaço aberto e público na rua.”
Palácio de Retiro Imperial de Katsura, Kyoto
“Muito antes que o termo minimalista em arquitetura fosse inventado, o Palácio de Katsura demonstrou que dá para criar muito com poucos elementos e formas bem simples. Um edifício moderno, antes da modernidade.”
*Fermín Vásquez é arquiteto do escritório B720 Fermín Vásquez Arquitetos