Os 10 museus mais visitados do mundo

Pesquisa da Themed Entertainment Association divulga o ranking dos museus mais visitados do mundo no ano de 2016

Por Ariene Leite
Atualizado em 15 ago 2017, 18h41 - Publicado em 15 ago 2017, 18h33
Entrada do Museu Nacional da História Natural, em Washington DC. É considerado o quarto museu mais visitado do mundo (SeanPavonePhoto/iStock)
Continua após publicidade

    A organização Themed Entertainment Association (TEA), dos Estados Unidos, divulgou recentemente uma lista dos 10 museus mais visitados do mundo. O levantamento foi feito com base no número de visitantes que frequentaram os principais museus do mundo no ano de 2016.

    A pesquisa é feita todo ano pela TEA através da Museum Index, um índice que lista as melhores atrações de entretenimento e os melhores museus de cada ano. O estudo mostrou que em 2016, aproximadamente 107, 8 milhões visitantes frequentaram os principais museus da Europa, América do Norte e Ásia, mostrando um aumento de 1,2% se comparado com o ano de 2015.

    Veja quais são os 10 museus mais visitados do mundo, de acordo com o Themed Entertainment Association:

    1. Museu Nacional da China, Pequim

    Museu Nacional da China, Pequim
    Turistas andando pela rua do Museu Nacional da China perto da Praça da Paz Celestial. O museu foi aberto em 2003 e exibe diversas obras sobre a história da China (LordRunar/iStock)

    O Museu Nacional da China, situado a leste da Praça da Paz Celestial, ganhou o título de museu mais visitado do mundo após a pesquisa feita pela TEA. Inaugurado em 1959, o museu é reconhecido pelas diversas obras que contam um pouco sobre a história da cultura chinesa e as antigas dinastias. Com um acervo de aproximadamente um milhão de itens, o espaço conta com peças raras que incluem objetos de bronze e porcelana, além de artefatos de jade e ilustrações de época. Apenas em 2016, houve um aumento de 3,6% de visitantes.

    2. Museu do Ar e Espaço, Washington DC

    Museu do Ar e do Espaço, Washington DC
    Museu do Ar e Espaço, Washington DC (Pedro Szekely/Flickr)
    Continua após a publicidade

    Situado em Washington, DC, o Museu de Ar e Espaço detém a maior coleção de aeronaves e naves do mundo. Dentre as milhares de espaçonaves do Museu, as que mais se destacam são a Wright Flyer de 1903 (primeira aeronave motorizada projetada e construída pelos irmãos Wright) e a famosa Apolo 11, primeira espaçonave a levar seres humanos até o satélite natural da Terra. Uma das principais atrações do local é a oportunidade de conhecer o interior de um ônibus espacial. Em 2016, o museu recebeu aproximadamente 7,5 milhões de visitantes, o que lhe deu a segunda posição do ranking dos museus mais visitados do mundo.

    3. Museu do Louvre, Paris

    Museu do Louvre, Paris
    Vista do Museu do Louvre iluminado durante um por do sol em Paris. A Pirâmide é a entrada principal do museu (roman_slavik/iStock)

    Fundado em 1973, o Museu do Louvre, na França é um dos mais famosos e importantes do planeta. Com um acervo de mais de 30 mil obras, no Louvre é possível encontrar os quadros mais aclamados pelos amantes da arte como a “Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci, a “Balsa da Medusa”, de Théodore Géricault, e esculturas como “Os Escravos”, de Michelangelo. Em 2016, o museu recebeu mais de 7,3 milhões de visitantes.

    4. Museu Nacional de História Natural, Washington DC

    Museu Nacional de História Natural, Washington DC
    Entrada do Museu Nacional da História Natural, em Washington DC. É considerado o quarto museu mais visitado do mundo (SeanPavonePhoto/iStock)

    O Museu Nacional da História Natural, localizado em National Hall, possui um dos acervos mais ricos do mundo totalizando mais de 125 milhões de espécies de plantas, animais, rochas, fósseis, minerais e objetos culturais humanos. O prédio possui três andares, sendo o térreo a parte onde é feita a venda de souvenires e a exposição de pesquisas relacionadas ao museu, e o primeiro e segundo andar onde a sua coleção está concentrada. Em 2016, houve um aumento de aproximadamente 2,9% no número de visitantes, de acordo com o estudo da TEA.

    Continua após a publicidade

    5. Museu Metropolitano de Arte, Nova York

    Museu Metropolitano de Arte, Nova York
    O Museu Metropolitano de Arte foi fundado em 1870 e possui mais de dois milhões de obras explanando mais de 5000 anos de história e cultura humana (SeanPavonePhoto/iStock)

    O Metropolitan, que já foi o segundo museu mais visitado do mundo em 2012, baixou para a quinta posição no ranking da TEA, após a análise do número de visitantes (que atingiu mais de dois milhões só no ano passado). O Museu Metropolitano de Arte, ou simplesmente Met, é conhecido pela diversidade de obras que possui. Abriga uma grande galeria de pinturas europeias do século 18 e 19 de artistas famosos como Rembrandt, Van Gogh, Monet e Cézanne. Além disso, as obras dedicas as Américas, a África e ao Oriente Médio são os principais destaques para quem visita o Metropolitan.

    6. Museu Britânico, Londres

    Museu Britânico
    Turistas no Museu Britânico. Foto tirada do interior do museu (infomods/iStock)

    Fundando em 1753, o Museu Britânico foi o primeiro grande museu público, gratuito, secular e nacional de todo o mundo. Nele, peças como o “Mármore Egin”, “Pedra de Rosetta” e os fantásticos bronzes de Benin são os principais atrativos do local. De acordo com o levantamento da TEA, aproximadamente 6,4 milhões de visitantes estiveram no museu em 2016.

    7. Museu de Ciência e Tecnologia de Xangai, Xangai

    Museu de Ciência e Tecnologia de Xangai, Xangai
    Parte externa do Museu de Ciência e Tecnologia de Xangai (Harald Groven/Flickr)
    Continua após a publicidade

    Inaugurado em 2001, o Museu de Ciência e Tecnologia de Xangai é um dos mais novos do ranking. Ainda assim, ele tem feito grande sucesso, principalmente pela arquitetura moderna e as exposições interativas. O espaço conta ainda com quatro salas de cinema diferentes (MAX 3D Theater, o IMAX Dome Theater, Iwerks 4D Theater e o Space Theater) onde adultos e crianças podem assistir filmes ligados a ciências e outros assuntos relacionados à vida na Terra. Em 2016, o museu recebeu 6,2% a mais do número de visitantes em relação a 2015.

    8. Galeria Nacional, Londres

    Galeria Nacional de Londres
    Galeria Nacional, em Londres (LuisPinaPhotogrpahy/iStock)

    Inaugurado em 1838, a Galeria Nacional em Londres possui uma vasta coleção de mais de 2300 pinturas de artistas, desde os do século 13 até os do início do século 20. É uma das atrações mais visitadas do Reino Unido, perdendo apenas para o Museu Britânico (já citado acima) em número de visitantes por ano. Entre as obras de arte em exposição as que mais se destacam são: “O Sepultamento de Cristo”, de Michelangelo, “Vênus e Marte”, de Boticelli, e “Girassóis”, de Van Gogh. A pesquisa listou a Galeria na oitava posição do ranking de museus mais visitados do mundo, com um público total de 6,2 milhões de pessoas em 2016.

    9. Museus Vaticanos, Cidade do Vaticano

    Escadaria Espiral, Museu do Vaticano
    A famosa escada espiral que leva a saída dos Museus do Vaticano e entrada da Cidade do Vaticano (zorazhuang/iStock)

    Considerado um dos maiores e mais ricos do mundo, os Museus do Vaticano possuem um dos acervos mais importantes da humanidade. Lá estão presentes obras de grandes artistas como Van Gogh, Matisse, Giotto di Bondone, entre outros. Com nome grafado no plural, o espaço é conhecido por ser um conjunto de pequenos museus reunidos e instalados nos antigos aposentos dos palácios que pertenceram aos Papas de outras épocas. De acordo com a pesquisa, houve um aumento de 1,1% do número de visitantes do local em 2016.

    Continua após a publicidade

    10. Tate Modern, Londres

    Tate Modern, Londres
    O Tate Modern, em Londres,é um dos museus de arte contemporânea mais famosos do mundo (MarioGuti/iStock)

    Fundado em 2000, o Tate Modern, em Londres, é um dos principais museus de arte contemporânea do mundo. Localizado em uma usina termelétrica desativada do distrito de Bankside, o museu é um dos passeios favoritos dos amantes da arte moderna. Além de ser gratuito, o espaço possui os melhores exemplares de cada movimento artístico do século 20. Recentemente, o Tate Modern registrou um aumento significativo de seus visitantes, chegando a 23,9% no último ano. A justificativa para o aumento do número de visitantes pode ser associada a inauguração do novo prédio, conhecido como Switch House. Além disso, a assessoria de imprensa do museu divulgou que exposições como a “Retrospectiva de Tate Britain’s David Hockney”, bateram recordes de visitação atraindo mais de 470,000 visitantes para o Tate.

    Publicidade