Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Os (muitos) feriados de 2017

Tiradentes, Trabalho, Independência, Finados: este ano será o paraíso dos fins de semana prolongados

Por Fernando Souza
8 jan 2017, 19h44 • Atualizado em 14 mar 2017, 20h15
Imigrantes, aí vou eu! (/)
Continua após publicidade
  • Após um 2016 com muitas efemérides às quartas-feiras e nos finais de semana – mais alguém aqui não gostou do Natal e do Réveillon no domingo? , o ano de 2017 programa um festival de feriados às segundas, terças, quintas e sextas, do jeito que a gente gosta.

    Para quem anda de bem com a chefia ou está com o banco de horas recheado, os feriados são uma oportunidade para dar aquele break do trabalho e, por até quatro invejáveis dias, descer para o litoral, subir a serra, curtir um resort, levar a família para um hotel-fazenda, conhecer Montevidéu, voltar a Buenos Aires…

    Mas nem todo mundo fica feliz com esse tanto de feriados emendáveis (nós ficamos!): segundo o Clube de Diretores Lojistas do Rio, as nove paradas nacionais, as três estaduais, as duas municipais e os dois pontos facultativos, somados aos dias enforcados, representarão perdas de R$ 7,5 bilhões para o comércio varejista carioca em 2017.

    Por sorte, nem tudo na vida é dinheiro e trabalho, e nem todo mundo pensa como os comerciantes. O sociólogo britânico Alex Williams, por exemplo, escreveu um artigo de grande repercussão sobre o assunto para o site acadêmico The Conversation.

    “Imagine se, em vez de curtir alguns feriadões ao longo do ano, tivéssemos três dias de fim de semana todas as semanas”, começa ele. “(…) poderia ser uma maneira fácil de melhorar radicalmente o nosso ambiente e a economia”, continua.

    “Num momento em que cientistas recomendam reduções drásticas das emissões de gases (…), a adoção de fins de semana de três dias poderia ser a maneira mais fácil para tornar a nossa economia menos nociva ao meio ambiente”, diz o sociólogo.

    Segundo Williams, o estado americano de Utah viveu essa experiência com horas extras trabalhadas de segunda a quinta-feira para eliminar as sextas. Com isso, o meio ambiente foi poupado da emissão de mais de 12 mil toneladas de gás carbônico por ano. Apesar dessas vantagens, em 2011 o governo de Utah foi forçado a abandonar a medida após reclamações de moradores que queriam ter acesso a serviços nas sextas-feiras.

    Continua após a publicidade

    Ah, o ser humano, esse eterno insatisfeito…

    Economistas ouvidos por Williams dizem que muitos dias de trabalho são subutilizados pelos empregados, que, em vez de trabalhar mais horas com pouca produtividade, deveriam ter uma semana mais curta e ajudar a salvar o planeta e o nosso próprio bem-estar.

    Como, segundo o autor, sistemas de robótica avançada e inteligência artificial substituirão 47% dos empregos atuais nos EUA e 54% na Europa nas próximas décadas, a adaptação aos fins de semana de três dias seria essencial para manter o funcionamento da economia.

    Quem somos nós para discordar?

    Enquanto isso não acontece, confira os feriados nacionais, estaduais e municipais programados para São Paulo em 2017 e que nos proporcionarão uma dúzia de oportunidades extras para viajar.

    Continua após a publicidade

     

    JANEIRO

    25, quarta 👍 – Aniversário de São Paulo

     

    FEVEREIRO

    28, terça 🤘 – Carnaval

     

    ABRIL

    Continua após a publicidade

    14, sexta 🙏 – Paixão de Cristo

    21, sexta 😁 – Tiradentes

     

    MAIO

    , segunda 😎 – Dia do Trabalho

     

    JUNHO

    Continua após a publicidade

    15, quinta 🍷 – Corpus Christi

     

    SETEMBRO

    7, quinta 👏 – Independência

     

    OUTUBRO

    12, quinta 😇 – N. Sra. Aparecida

    Continua após a publicidade

     

    NOVEMBRO

    2, quinta 🖖 – Finados

    15, quarta 😴 – República

    20, segunda 👊 – Consciência Negra

     

    DEZEMBRO

    25, 🎅 segunda  – Natal

     

    JANEIRO/2018

    , segunda 🍾 – Confraternização Universal

     

    + 70 dicas de passeio pelo litoral, interior e montanhas paulistas

    + Passeie a pé pelo centro histórico e pelos arredores de Buenos Aires

    + 14 cicloviagens para conhecer o Brasil de bike

    Publicidade