Programas de milhagem estendem validade de pontos

Por conta da pandemia do coronavírus, aéreas definiram políticas de alteração ou reembolso vantajosas e também suspenderam o downgrade de categoria

Por Giovanna Simonetti
Atualizado em 7 abr 2020, 14h34 - Publicado em 6 abr 2020, 16h03
 (Anatoliy Sadovskiy/Getty Images)
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Os associados dos programas de fidelidade podem respirar aliviados. Em meio à pandemia do coronavírus, as empresas anunciaram medidas de apoio aos clientes, que agora terão um prazo maior para usar as milhas e poderão manter o status de passageiro que possuem por mais tempo, mesmo que não realizem viagens nos próximos meses.

Importante ressaltar que passagens compradas com milhas têm sua própria política de remarcação e reembolso, que varia por programa. No recente acordo selado entre companhias aéreas brasileiras e Ministério Público, que possibilitará ao passageiro remarcar a viagem sem multa ou diferença tarifária por até um ano, não estão contemplados bilhetes emitidos por milhas ou pontos. 

Confira a seguir a política dos programas de fidelidade das três principais aéreas do Brasil e os benefícios que cada uma oferece neste momento de crise.

Smiles

Clientes do programa de fidelidade da Gol com voos até 30 de setembro, comprados com milhas, têm direito ao reembolso sem custo em caso de desistência. O mesmo é válido para quem teve seu voo cancelado pela companhia. Já para bilhetes das quinze aéreas parceiras do programa, vale a política de cancelamento e remarcação de cada uma – que você pode conferir aqui

O programa também prorrogou a validade das categorias de seus clientes: os status adquiridos na última requalificação (com base no acúmulo ou perda de milhas do último ano) só poderão ser alterados em março de 2022, ao invés de 2021. Upgrades ainda podem ocorrer, de acordo com a pontuação do cliente, mas nenhum participante terá seu status no programa rebaixado levando em conta os trechos voados neste ano. 

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E aqueles que querem programar viagens para o futuro, mas têm receio diante do cenário incerto, podem ter mais tranquilidade com o “Viaje fácil”. O recurso permite a emissão de passagens aéreas com até 330 dias de antecedência, mesmo que o viajante não tenha a certeza se irá ou não. A efetivação da compra da viagem – leia-se, o desconto das milhas –, poderá ser feito até 60 dias antes do voo. 

Latam Pass

A política de alteração da Latam é a mesma para quem comprou a passagem com dinheiro ou resgatou-a com milhas. Bilhetes reservados até 18 de julho podem ser remarcados uma única vez, para uma data até um ano depois da compra. Também é possível pedir que o valor seja convertido em crédito com a companhia e que poderá ser usado em até um ano do voo original. 

Quem desistir da viagem poderá solicitar a devolução dos pontos, que no ato do cancelamento deverão ter mais de seis meses de validade. 

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Além disso, assim como o Smiles, o programa de fidelidade da Latam divulgou que os status dos passageiros será mantido até março de 2022. 

TudoAzul

Clientes do programa da Azul terão mais tempo para usar as milhas: pontos que estão para vencer entre 1 de abril e 29 de junho agora vencerão em 30 de junho.

Sobre a política de alteração da empresa, as regras são as mesmas para passagens compradas com pontos ou dinheiro. Bilhetes para viagens até 30 de novembro podem ser remarcados sem custo, desde que a nova data do voo também seja até 30 de novembro. O cancelamento da viagem também é uma alternativa – nesse caso, o valor é deixado como crédito (em dinheiro ou pontos, a depender de como o cliente adquiriu sua passagem) para outros voos da Azul.

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Quem não quiser o crédito pode optar pelo reembolso, que será feito em 12 meses e o valor será devolvido da mesma forma como o passageiro comprou seu bilhete. A restituição não terá custo para clientes que tiveram seus voos cancelados ou alterados, e estará sujeita às taxas do contrato caso a desistência de voar seja do passageiro.

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