Quadro de Van Gogh é roubado de museu fechado por coronavírus

O roubo aconteceu justamente no dia do nascimento do artista. A obra está avaliada entre um e seis milhões de euros

Por Bárbara Ligero
Atualizado em 30 mar 2020, 13h28 - Publicado em 30 mar 2020, 13h26
Van Gogh, Holanda
The Parsonage Garden at Nuenen in Spring (1884) de Vincent Van Gogh (Groninger Museum/Reprodução)
Continua após publicidade

Na madrugada de hoje (30), uma pintura de Vincent Van Gogh foi roubada do Singer Laren Museum, a 30 quilômetros de Amsterdã. Assim como os demais museus da Holanda, ele estava fechado desde 12 de março por conta da lei que visa evitar a disseminação do novo coronavírus. O roubo aconteceu no aniversário do artista, que nasceu em 30 de março de 1853.

Segundo a imprensa local, os ladrões entraram no museu por volta das 3h15, quebrando uma porta de vidro. A polícia chegou logo após o disparo do alarme, mas não conseguiu flagrar os criminosos. O caso já está sendo investigado.

O quadro, intitulado “The Parsonage Garden at Nuenen in Spring”, data de 1884 e está avaliado entre um e seis milhões de euros. A obra de Van Gogh pertence ao Groningen Museum, que a emprestou para o Singer Laren Museum para uma exposição temporária sobre a arte holandesa.

Em entrevista à agência de notícias holandesas ANP, o diretor do Groningen Museum, Andreas Blühm, afirmou que espera que “o quadro seja restituído o mais rápido possível e de maneira íntegra”.

Leia tudo sobre coronavírus

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Holanda

 

Publicidade