Salvem os diários de bordo! A proposta da Whisgo, nova rede social brasileira de viagens, é que os usuários compartilhem suas experiências e planos em uma espécie de “Moleskine” virtual. Além de permitir o registro de viagens passadas, a ferramenta também possibilita a criação de roteiros, pesquisas, e troca de informações entre outros internautas.
Não bastasse a possibilidade de guardar os registros virtualmente, quando o usuário conclui o seu diário, é possível encomendar uma impressão do mesmo e recebê-lo em casa. Um caderno impresso com cerca de 40 páginas pode custar a partir de R$ 25,00 – o valor varia de acordo com o número de páginas.
Já o acesso à rede é gratuito. Entretanto, o site ainda oferece outros três modelos de guias de viagem que permitem criar uma rede de relacionamento das empresas com seus clientes: os cadernos oficiais, usados por estabelecimentos comerciais e espaços culturais interessados em divulgar suas agendas de programação; os cadernos comerciais, elaborados por empresas que oferecem pacotes promocionais de viagem; e os cadernos patrocinados, que permitem às empresas publicar conteúdo associado as suas marcas.
A rede ainda possui um sistema de pontos e também possibilita a comercialização dos cadernos digitais. Quanto mais recomendações de colegas, mais pontos o usuário adquire. A certa altura é possível monetizar esse conteúdo em cima de uma audiência consolidada. Uma jogada interessante para blogueiros ou amantes do turismo que querem vender seu conhecimento, mas não querem se comprometer com uma editora, por exemplo.
Leia mais:
Site Miss Travel ajuda mulheres bonitas a encontrar financiamento para viajar
Conheça quatro opções de pacotes para ir à Islândia
Dicas de seis pacotes de viagem para o Caribe mexicano
Os melhores pacotes nacionais e internacionais para outubro de 2014
Seis pacotes para conhecer Nova York em época de Black Friday e maratona
Museu de Arte Sacra de São Paulo expõe réplica de capela de Portinari