Um roteiro de 24 dias de carro pela Serra Gaúcha

Cidadezinhas charmosas, vinícolas, restaurantes e belas paisagens: eis o cenário que acompanha a travessia pelo interior do Rio Grande do Sul

Por Da Redação
Atualizado em 19 jul 2021, 12h17 - Publicado em 28 fev 2017, 12h15

Nas montanhas do Rio Grande do Sul, o friozinho das cidades de colonização europeia convida a degustação de vinhos em meio a paisagens de cinema.

Porto Alegre (3 dias) 

Tchê, a capital trilegal esbanja qualidade de vida, respira arte em seus centros culturais e preserva radições dos colonizadores europeus e vizinhos latinos. Repare nos jovens lendo livros nos muitos parques da metrópole com suas cuias de chimarrão em mãos. Comece o roteiro comendo em uma churrascaria típica, visitando um bom museu – como o de Ciências e Tecnologia da PUC – e curtindo a vida noturna da cidade Baixa. E não perca o pôr do sol à beira do Rio Guaíba (foto).

Rio Guaíba, Rio Grande do Sul, Brasil
(Glauco Umbelino/Flickr)

Nova Petrópolis (2 dias)

Sede de algumas das melhores casas de café colonial do país, a cidade orgulha-se do sangue alemão de sua gente, dos jardins e malharias no centro e das construções em estilo enxaimel no Parque Aldeia do Imigrante.

Labirinto Verde ou Praça do Labirinto. Casa do Artesão ao fundo, na Serra Gaúcha
Sede de algumas das melhores casas de café colonial do país, a cidade orgulha-se do sangue alemão de sua gente, dos jardins e malharias no centro e das construções em estilo enxaimel no parque aldeia do imigrante (Marcelo Curia/Divulgação)

Bento Gonçalves (4 dias)

Aceita um merlot? A principal região vitivinícola do país oferece uma degustação a cada curva dos 30 km do Vale dos Vinhedos. E não apenas o sotaque é italianado, mas também os pratos das cantinas e galeterias, assim como a arquitetura do roteiro Caminhos de Pedra.

Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul
O Vale dos Vinhedos é uma região produtora de vinhos no Rio Grande do Sul, e grande parte do território das vinícolas fica em Bento Gonçalves (RS) (Fabiano Mazzotti/Prefeitura Municipal/Divulgação)
Continua após a publicidade

Garibaldi (1 dia)

Com um Centro Histórico charmoso, a vizinha de Bento Gonçalves oferece um passeio complementar, também com boa mesa. As especialidades das vinícolas são os espumantes.

Vinhas da Chandon, em Garibaldi (RS)
Com um Centro Histórico charmoso, a vizinha de Bento Gonçalves oferece um passeio complementar, também com boa mesa. As especialidades das vinícolas são os espumantes (Acervo Chandon/Divulgação)

Cambará do Sul (4 dias)

Encha-se de fôlego para conhecer e explorar os maiores cânions do Brasil, como o famoso Itaimbezinho, no Parque Nacional de Aparados da Serra.

Vista a partir do mirante do Cânion do Itaimbezinho, no Parque Nacional de Aparados da Serra (RS)
Encha-se de fôlego para conhecer os maiores cânions do Brasil, como o famoso Itaimbezinho, no Parque Nacional de Aparados da Serra (Marcelo Curia/Divulgação)

São Francisco de Paula (1 dia)

Uma alternativa à badalação da vizinhança, “São Chico” tem clima autêntico de interior e belas cachoeiras.

Continua após a publicidade
São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul
Nunca viu um típico gaúcho trajado de bota, espora e bombacha? Aqui em São Francisco de Paula (RS) você pode encontrá-lo (Marcelo Curia/Divulgação)

Gramado (6 dias)

Clássico refúgio de casais e famílias, jamais perde o charme da arquitetura inspirada na Bavária, das lojas de malhas e dos restaurantes com lareira que servem fondues.

Rua Coberta, em Gramado (RS)
Clássico refúgio de casais e famílias, jamais perde o charme da arquitetura inspirada na Bavária, das lojas de malhas e dos restaurantes com lareira que servem fondues (Mario Rodrigues/Divulgação)

Canela (3 dias)

Colada em Gramado por uma via repleta de casas especializadas em cafés coloniais, diferencia-se por suas belas atrações naturais.

A Cascata do Caracol, Parque Caracol em Canela, Rio Grande do Sul
A Cascata do Caracol, localizada no parque homônimo, é uma das principais atrações de Canela (RS) (Marcelo Curia/Dedoc Abril)
Continua após a publicidade

PROGRAME-SE

Quando ir:

De janeiro a março há colheita nas vinícolas. O inverno é a alta temporada do aconchego. Gramado sedia o Festival de Cinema, em agosto, e o Natal Luz, em dezembro.

Distâncias (em km):

Bento Gonçalves
39 Caxias do Sul
106 75 Gramado
128 137 135 Porto Alegre
261 225 167 313 São José dos Ausentes
Salve este mapa do Google no seu celular e leve este roteiro com você:
Continua após a publicidade

Publicidade