Nas últimas semanas houve gente nas redes sociais que começou a postar fotos com animais dentro de casa e não eram bichos de estimação. Teve leão, jacaré, cavalo, panda, arara e muitos outros.
Trata-se de um recurso de realidade aumentada (RA) do Google, lançado em 2019. A função permite ver animais em 3D por todos os ângulos. Basta dar zoom para ver os pequenos detalhes e observar alguns movimentos do bicho. O recurso mais divertido é levar o animal para dentro de casa e posicioná-lo onde bem entender. É possível também aumentar ou diminuir o tamanho ao gosto do freguês. Depois, basta apertar o botão na parte inferior da tela para tirar uma foto ou gravar um vídeo. E foi assim que surgiram imagens de um panda sentado em uma cadeira ou crianças passando a mão em um tigre.
Para ter acesso ao recurso, basta entrar no Google pelo celular e digitar o nome de um animal, como por exemplo o pinguim. No resultado da busca aparecerão fotos, um breve texto e logo abaixo um quadro: “Veja um pinguim em tamanho real bem de perto”. É só clicar no botão “Veja em 3D” e pronto.
Alguns dos animais disponíveis para interação são: águia, arara, buldogue francês, cabra, cavalo, gato, golden retriever, guaxinim, guepardo, jacaré norte-americano, leão, leopardo, lobo, ouriço, panda, pato, píton-real, polvo, pônei, pug, rottweiler, tartaruga, tigre, tubarão-branco, urso e por aí vai.
Vale lembrar que nem todos os celulares têm capacidade para gerar o 3D. A tecnologia funciona condicionada à compatibilidade do aparelho com ARCore ou ARKit, recursos que fazem rodar os programas de Realidade Aumentada do Google.
Veja mais dicas do que fazer para viajar sem sair de casa