A publicação britânica The Restaurant Magazine divulgou a 12ª lista dos 100 melhores restaurantes do mundo. Publicada anualmente, essa lista é uma das mais consideradas no polo da alta gastronomia e tendências. Fazem parte do júri renomados chefes internacionais, restaurateurs, donos de restaurantes, críticos gastronômicos e também os 50 primeiros chefes dos restaurantes premiados na edição anterior.
Em 2014 o dinamarquês Noma, do chefe René Redzepi, voltou ao topo da lista a pós passar um ano em segundo lugar. O brasileiríssimo D.O.M., de Alex Atala, continua entre os 10 primeiros, mas por mais um ano consecutivo caiu no ranking. Hoje ele é considerado o sétimo melhor restaurante do mundo, enquanto no ano passado estava em sexto lugar e em 2012 no disputado quarto lugar.
Além do D.O.M., o brasileiro Maní, dos chefes Helena Rizzo e Daniel Redondo, também faz parte da lista. Encontra-se no 36º lugar – o estabelecimento que fica em São Paulo (SP) subiu 10 posições em relação ao ranking de 2013. Vale ressaltar que a chefe Helena Rizzo foi eleita a melhor chefe do mundo esse ano, também pela The Restaurant Magazine.
O segundo e o terceiro lugar ficaram respectivamente com o El Celler de Can Roca, em Girona, na Espanha, e o Osteria Francescana, em Módena, na Itália. O restaurante mais badalado de Lima, Astrid y Gastón, caiu do 14º lugar para o 18º.
Confira na galeria acima os 10 primeiros da lista.
Leia mais:
Nosso repórter comeu no melhor restaurante e não gostou
Os seis melhores restaurantes do Brasil
Seis restaurantes estrelados do Guia Brasil 2014 estão no São Paulo Restaurant Week
Veja a lista dos restaurantes estrelados do Guia Brasil 2013
Copenhague: veja o guia de viagem para a capital da Dinamarca