Você já sentiu que não estava rendendo após passar um longo período sem tirar férias? Ou que seu corpo não estava mais aguentando e poderia “parar” a qualquer momento?
Pois é, vários estudos comprovam o que você, provavelmente, já sabia: não descansar pode acabar com a sua vida, literalmente. Para começar, porque aumenta o risco de você sofrer problemas cardíacos.
De acordo com um estudo chamado Framingham, que acompanhou mulheres durante 20 anos e que cruzou os dados de saúde delas com a frequência com que tiravam férias, as trabalhadoras que viajavam ou descansavam durante dois períodos ou mais por ano, tinham duas vezes menos incidências de problemas cardiovasculares que aquelas que só paravam a cada seis anos.
Mas isso só vale para mulheres? Não! Uma outra pesquisa, feita apenas com homens, demonstrou que aqueles que trabalhavam durante jornadas longas, de dez horas ou mais por dia, tinham 80% mais chances de desenvolver doenças coronárias, por conta da estafa e do estresse.
A mente dos que trabalham mais e descansam menos também sofre perdas importantes. Períodos longos e exaustivos de trabalho têm ligação direta com o desenvolvimento de depressão, de acordo com a pesquisa Whitehall II.
Além disso, o excesso de tarefas diminui a capacidade criativa das pessoas que, de acordo com um estudo da Universidade de Uppsala, na Suécia, tem uma melhora significativa após um alguns dias de folga e descanso.
Talvez valha a pena conversar com o seu médico sobre férias!
Via Exame