Vale a pena visitar a Disney em dezembro e janeiro?
Muitos brasileiros vão pra Disney durante dezembro e janeiro, justamente por serem os meses em que as crianças estão em férias escolares. Mas será que é uma boa pedida? Eu trabalhei na Disney entre novembro de 2014 e fevereiro desse ano, então vi de perto os prós e os contras.
A época em que os parques da Disney ficam mais cheios é durante o verão nos Estados Unidos, especialmente em julho. Já no inverno, em geral, eles não são tão cheios assim – mas, é claro, quanto mais perto do Natal e do Ano Novo, mais cheio. Durante a primeira metade de dezembro e a segunda metade de janeiro, tudo fica bem mais tranquilo. Um exemplo que não é dos parques da Disney, mas serve pra ilustrar (já que na Disney acontece mais ou menos a mesma coisa): eu fui no Busch Gardens no dia 29 de dezembro e fiquei 3 horas na fila de uma montanha-russa, a Sheikra. Fui de novo ao parque na segunda semana de janeiro e e consegui ir 4 vezes seguidas na mesma atração sem pegar fila.
Ou seja, se você quer visitar o maior número de atrações possível e prefere evitar a multidão, dê preferência para fazer sua viagem até o dia 15 de dezembro ou do dia 10 de janeiro pra frente, aproximadamente. Para dizer qual das duas épocas é melhor, tudo depende do quanto você gosta do Natal.
Eu que trabalhei lá sei que o Natal em Orlando é maravilhoso. É realmente incrível. As lojas deixam de tocar suas músicas tradicionais e começam a tocar músicas de Natal. Você pode comprar ornamentos para a árvore e, entre eles, há mil badulaques natalinos com o tema Disney. Nessa época acontece também a Mickey’s Very Merry Christmas Party, no Magic Kingdom, que requer um ingresso separado e é a festa perfeita pra quem ama o Natal. Mas as decorações e as festividades começam já em novembro; ou seja, você não precisa de fato passar o 25 de dezembro nos parques pra aproveitar tudo isso.
Como eu sou apaixonada por essa época do ano, digo que vale muito a pena visitar a Disney em dezembro, até porque logo no dia 26 as lojas param de tocar músicas natalinas e todas as decorações são retiradas (passei a noite do dia 26 retirando da loja todos os Mickeys vestidos de Papai Noel e transferindo todos os ornamentos de Natal pra outra área).
Outro ponto pra levar em conta é que o preço dos hotéis aumenta bastante entre 15 de dezembro e 15 de janeiro. Fora que, pra fazer compras, ir no começo de dezembro ou na segunda metade de janeiro compensa muito, porque o número de pessoas nos outlets e shoppings aumenta demais às vésperas das celebrações. Assim, você pode fazer compras mais tranquilo.
Além disso, se você viajar no finalzinho de novembro, vai pegar a Black Friday e a Cyber Monday, e olha, vale MUITO a pena. Lá nos States as promoções da data são realmente incríveis e dá pra arranjar umas pechinchas muito boas. Mas caso você viaje durante o Natal, deixe as compras para o dia 26, o chamado Boxing Day. Os preços abaixam bastante.
Mais um ponto positivo de viajar durante essa época é que você não pega aquele calor insuportável do verão da Flórida. O inverno de Orlando, pra mim, parece muito com o de São Paulo: uma hora faz um calor doido e dá pra ficar de regata numa boa, outra hora faz um frio de lascar e você precisa de vários casacos e sobretudos. Eu cheguei a pegar dias de 4ºC e dias de 27ºC. Então dê uma olhada na previsão do tempo antes de ir, mas não deixe de levar alguns casacos e pelo menos um mais pesado.
Há apenas dois poréns com relação ao clima. 1. Se você é friorento como eu, pode esquecer os brinquedos que molham. 2. Nem todos os parques aquáticos ficam abertos e pode estar muito frio pra isso. Fora isso, o clima dessa época só tem pontos positivos. Não chove tanto e a temperatura costuma ser mais agradável.
Resumindo: na minha opinião, vale MUITO a pena visitar a Disney nessa época. Se você gosta do clima natalino, vá em dezembro. Até os shows de fogos de artifícios ganham uma edição especial nessa época. Se você prefere a magia “normal” da Disney, vá em janeiro. Podendo evitar os dias em que o parque fica mais cheio, ótimo; se não, que pena, você vai passar o Natal e o Ano Novo vendo os fogos no lugar mais feliz da terra!! (Fui irônica aqui, ok? Vai ser incrível de qualquer jeito.)