Continua após publicidade

Verão gostoso é em São Miguel do Gostoso

Um recanto que mais que merece o nome que lhe foi dado

Por Mariana Maciel
Atualizado em 2 mar 2018, 13h57 - Publicado em 5 jan 2015, 09h00

Só o nome já dá uma vontade enorme de deitar na areia, pedir uma cerveja e ficar só vendo a vida passar. E a sensação por lá é essa mesmo.

São Miguel do Gostoso tem cerca de 10 mil habitantes e está localizada a 110 km de Natal, no Rio Grande do Norte, bem ali na pontinha do mapa do Brasil, onde o vento faz a curva. E deve fazer mesmo porque o local é conhecido pelos ventos fortes que propiciam a prática de esportes como o kitesurfe e o windsurfe. Existem escolas para o aprendizado desses esportes náuticos na cidade.

As praias são de areias branquinhas e fofas, ideais para caminhadas, corridas ou somente para se esticar e relaxar.

Para chegar até lá, o ideal é alugar um carro em Natal e ir rumo à BR 101, que tem boas condições. Uma curiosidade: a BR 101 corta o Brasil, desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. A viagem de Natal para São Miguel leva em torno de 1h20/ 1h30.

Chegando à cidade as coisas já ficam mais rústicas. Poucos lugares são asfaltados e para ir de uma praia à outra o ideal é ir caminhando ou de bicicleta.

As principais praias são Xêpa, Cardeiro, Maceió e Ponta do Santo Cristo, onde estão localizadas pousadas e restaurantes de qualidade. Já quem quiser fazer passeios mais longos, como para a lagoa do Sal ou para a praia de Tourinhos, é possível contratar um bugue ou mototáxis.

Continua após a publicidade

A praia de Tourinhos ou praia do Reduto (conhecida como reduto dos holandeses, pois se refugiaram por ali no século 17) é rodeada por formações rochosas. A praia é praticamente deserta, com águas calmas e tranquilas. O acesso é feito pelo povoado de Reduto.

Uma praia boa para se hospedar é a de Maceió, que conta com boas pousadas e restaurantes, todos pequenos e mais rústicos, mas com o melhor da culinária e da receptividade nordestinas.

s%c3%a3o-miguel-do-gostoso-2A tranquilidade das praias de São Miguel do Gostoso (Crédito: Flickr/ Otavio Nogueira)

Continua após a publicidade

Por que São Miguel é do Gostoso?

A origem do nome da cidade não é comprovada, mas moradores locais indicam que é por causa de um senhor que recebia muito bem aos mascates que passavam pelo povoado e ficou conhecido como Sr. Gostoso.

Dica:

É importante levar dinheiro. A cidade tem apenas caixas eletrônicos de dois bancos. Conta com posto de gasolina, mas no qual, às vezes, o serviço de cartões não funciona.

O local não é muito indicado para quem gosta de algo sofisticado e mais elaborado. Já para quem busca muita tranquilidade nesse verão e algo bem mais natural, essa é uma ótima pedida.

Continua após a publicidade

Então deite, relaxe, aproveite a natureza… ai que gostoso!

s%c3%a3o-miguel-do-gostoso-3Um dos melhores pôr-do-sol que já vi (Crédito: Flickr/ Otavio Nogueira)

Publicidade
Publicidade