Continua após publicidade

10 países e seus típicos cafés da manhã

Conhecer um país é também saboreá-lo e aqui elencamos iguarias que podem ficar marcados na memória gustativa

Por Bruno Chaise
Atualizado em 20 abr 2021, 11h37 - Publicado em 19 abr 2021, 17h37

Tomar café da manhã como um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um mendigo. A importância da primeira refeição do dia está contida nesta frase dita por algum guru da auto-ajuda alimentar e que traz muitas verdades. Entre os viajantes existe uma verdade lapidar, que é comer um lauto café da manhã e pular o almoço para poder turistar mais. Se em São Paulo o negócio é pão na chapa com pingado, no Nordeste é cuscuz e em Minas pão de queijo, o resto do mundo tem iguarias tão fascinantes quanto estranhas. Veja o que é possível encontrar à mesa logo cedo em 10 países do mundo.

Alemanha

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Lenchen köchelt und bäckt (@kochloeffeltante)

Não seria surpresa nenhuma sentar a mesa para o frühstück, tradicional café da manhã alemão, e topar com linguiças e outros tipos de carne. A fartura é grande e pode variar: embutidos, pães, frios, frutas, ovos cozidos, compotas caseiras. Pode haver um prato de vegetais crus ou uma seleção de geleias e mel para acompanhar o pão. O comensal é quem decide como será a combinação e certamente ninguém criticará quem colocar uma camada generosa de geleia por cima de uma linguiça.

Leia tudo sobre a Alemanha

Austrália

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Marshall Street (@marshall.street.coffee)

O café da manhã da terra do canguru é natureba como o país. E não é de duvidar que algumas coisas que ganharam o mundo tenham nascido lá. O maior exemplo? O hábito de comer avocado, que quando chegou no Brasil passou a ser chamado assim mesmo, avocado, para diferenciar do nosso abacatão. Eles vão, claro, por cima da torrada, que tanto lá quanto aqui nos lugares hipsters chamam de “toast”. Ora, toast. Ovos também fazem parte, sempre do tipo “free range”, ou seja, de galinhas que ciscam felizes ao ar livre, nada de manter as bichinhas confinadas comendo ração de origem duvidosa com uma lâmpada acessa 24 horas por dia. Servidos cozidos, mexidos ou pochet, a turma aussie é adepta também de um topping (palavra que não nos é mais estranha), de preferência o farro, um cereal semelhante ao trigo usado desde o Egito antigo. Também podem estar presentes legumes em conserva e iogurte com sementes e frutas vermelhas.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre a Austrália

China

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Violet J 🌿 (@violetfooddiaries)

Quando se trata do café da manhã chinês, tenha em mente que tudo, ou quase, passa pelo vapor. Os chineses começam o dia com ovos batidos até obter consistência de um omelete e depois cozidos no vapor. O prato pode ser referido como creme de ovo em alguns menus. Em Xangai, é comum comer logo cedo um youtiao (foto), uma longa tira de massa frita salgada feita de farinha de arroz.

Leia tudo sobre a China

Continua após a publicidade

Egito

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Conexión a Egipto (@conexionaegipto)

Em um dos berços da civilização, um dos pratos mais populares é o ful medames, um guisado de favas cozidas lentamente e amassadas com azeite, salsa, alho e suco de limão. A iguaria é servida geralmente em uma jarra de metal e acompanhada de pães árabes. Completam a refeição ovos cozidos e salada de pepino e tomate. Os egípcios também começam o dia com o belila, um mingau de trigo com nozes tostadas, passas e mel, servido principalmente no inverno.

Leia tudo sobre o Egito

Itália

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Archetta Ambrosio🌹 (@arc_drinker_food)

Continua após a publicidade

Primeiro de tudo, memorize a palavra “colazione”, que é como se diz café da manhã por lá. Pela quantidade de cafeterias espalhadas, não é difícil imaginar que os italianos começam o dia com um espresso (que é diferente do nosso expresso e ocupa menos da metade de uma xícara). O café é sempre acompanhado por um doce, que pode ser um cornetto, que é um primo do croissant, mas a diferença é que leva ovo e tem mais açúcar. Já vá treinando: “buongiorno, un caffè e un cornetto, per favore!” O croissant como conhecemos também figura no cardápio e pode vir recheado com creme de nutella. Outra opção é a sfogliatella (foto), muito comum em Nápoles, feito com massa folhada e pode levar recheio salgado ou doce.

Leia tudo sobre a Itália

Marrocos

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Enjoy Cooking time/متعة الطبخ (@enjoy.cooking15min)

Junto com um chá de menta, os marroquinos começam o dia com pães de sêmola junto com baghrir (foto), uma pequena panqueca coberta com manteiga e mel. Os marroquinos também gostam de Harcha, pequenas rodelas fritas com formato de uma esfiha aberta que levam também sêmola, manteiga e leite. Depois de prontos, podem ser servidos com queijo, manteiga, geleia ou mel.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre o Marrocos

México

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Isabel | Easy Mexican Recipes (@isabeleats)

Até mesmo o café da manhã do mexicano é apimentado. Além das porções de nachos, logo cedo os mexicanos comem as tradicionais chilaquiles (foto), tortilhas de milho levemente fritas e cobertas com uma variedade de combinações como pedaços de frango, cebola roxa, abacate e queijo. São servidas com feijão, carne desfiada e ovos mexidos. 

Leia tudo sobre o México

Continua após a publicidade

Peru 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por AnaCé Zapata | LaChefPerucha (@chef_perucha)

Refeição muito típica no país andino, o tacacho con cecina é comumente vendido nas ruas. O tacacho (foto) são bolinhos de banana assados, geralmente servidos com pedaços de carne seca, porco ou chouriço. Na mesa de café também podem estar presentes os pãezinhos doces chamados de chancays, que costumam ser servidos com queijo dos Andes. 

Leia tudo sobre o Peru

Suíça

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Emiliane ( Emi ), Proprietor (@rustic_atelier_ch)

Pontuais como os relógios, os suíços gostam de começar o dia com o tradicional Birchermüesli (foto), que consiste em aveia crua e grãos cobertos com nozes, frutas secas ou frescas e servidos com leite ou iogurte. O brunch suiço também tem as roestis (panquecas de batata) com frios. E tem um essencial: o zopf, pão de ovo semelhante ao brioche servido com mel, manteiga e geleia.

Leia tudo sobre a Suíça

Vietnã

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por TANNY N KENNY (@eatwithtnk)

A base do café da manhã vietnamita é a pho (foto), uma sopa de macarrão com anis estrelado, canela, cardamomo e manjericão. O caldo é coberto com tiras finas de carne e uma variedade de ervas aromáticas. No Vietnã, a primeira refeição é comumente feita na rua, com muitos restaurantes oferecendo pho ou sanduíches banh mi: baguetes recheados com carnes, almôndegas e patês.

Leia tudo sobre o Vietnã

 

 

Publicidade

Publicidade