Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

7 pratos típicos do Canadá

Culinária do país mescla referências gastronômicas de origens diversas

Por Maurício Brum
18 ago 2025, 10h00 •
poutine-canada-restaurante
Prato nacional mais famoso do Canadá, poutine conta até com restaurantes especializados em testar variações da receita consagrada (Erik Mclean/Unsplash)
Continua após publicidade
  • Engana-se quem pensa que a culinária canadense se limita a influências dos Estados Unidos. Embora os pratos do vizinho ao sul realmente sejam muito populares também por lá, o país conta com identidade própria, mesclando referências gastronômicas das várias culturas que ajudaram a construir sua história. Conheça a seguir algumas das comidas mais famosas do Canadá:

    1. Poutine

    poutine-canada
    Poutine é o lanche mais famoso do país (Yuri Long/Wikimedia Commons)

    De longe, o poutine é o prato mais famoso do país. A combinação é bastante simples, mas difícil de ser encontrada fora do Canadá: batatas fritas, cheese curds e gravy. Os curds são pedaços de coalhada, geralmente de cheddar, enquanto o gravy é o nome dado ao molho de carne.

    O poutine é onipresente e pode ser encontrado em praticamente qualquer lugar que tenha comidas rápidas, mas também há restaurantes especializados no prato, que gostam de incrementar a receita incluindo outros ingredientes.

    2. Xarope de bordo

    xarope-de-bordo-maple-syrup
    Maple syrup: tão canadense que até a folha da árvore está na bandeira nacional (Ed Vázquez/Unsplash)

    Você nunca vai comê-lo puro, mas o xarope de bordo – ou maple syrup – é um elemento básico da identidade canadense. De fato, a própria bandeira do país traz uma folha de bordo em destaque no centro, o que dá uma ideia de como essa árvore faz parte do imaginário nacional.

    Continua após a publicidade

    O xarope de maple é docinho, visualmente lembra o mel, e pode complementar diversos tipos de sobremesas. O uso mais tradicional é despejando doses generosas sobre panquecas no café da manhã.

    3. Nanaimo Bars

    nanaimo-bars-canada
    Nanaimo bars: três camadas de gostosuras (Craig Dugas/Wikimedia Commons)

    Talvez a grande sobremesa nacional do Canadá, esse doce em barras conta com três camadas: uma base de wafer, nozes e coco, um “miolo” de creme e a cobertura de ganache de chocolate. O curioso nome vem do suposto local de origem da receita: a cidade de Nanaimo, perto de Vancouver.

    4. Garlic fingers

    garlic-fingers-canada
    Lembra uma pizza, mas, com exceção da massa, o resto da receita muda bastante (Marie from Malang/Wikimedia Commons)
    Continua após a publicidade

    Esse prato lembra muito uma releitura de uma pizza. Com massa parecida, mas sem molho de tomate, a cobertura conta com manteiga de alho, queijo e especiarias. A parte “fingers” (“dedos”) do nome diz respeito à forma como a massa é cortada, com fatias bem fininhas e por vezes de forma horizontal.

    5. Beaver tails

    beaver-tails
    Versatilidade permite combinar as beaver tails com diferentes coberturas (BeaverTails/Wikimedia Commons)

    As “caudas de castor” devem seu nome ao formato, que lembra o rabo desse animal tão comum no Canadá. Trata-se de uma massa frita coberta com açúcar e canela. Na prática, funciona como um pretzel: a massa permite diferentes tipos de cobertura, como pasta de amendoim ou chocolate, entre muitas outras variações.

    6. Tourtière

    tourtiere-canada
    Tourtière é uma torta salgada com carne e batatas (Mack Male/Wikimedia Commons)
    Continua após a publicidade

    O nome já entrega que essa receita se originou no Québec, a parte do Canadá que fala francês. Trata-se de uma torta de carne (que pode ser bovina, suína ou até de peixe) e batatas. A receita é especialmente popular nas festas de final de ano.

    7. Oreilles de Crisse

    oreilles-de-crisse-canada
    Muito salgadas, as “orelhas de Cristo” são servidas para contrastar pratos doces (Abxzo/Wikimedia Commons)

    Outra opção com nome em francês, o que indica suas raízes no Québec. Em tradução literal, essa receita significa “orelhas de Cristo” e é composta por um tipo de corte gordo de porco, como o bacon, frito. É muito comum que seja servido como um lanche para contrastar com opções mais doces, especialmente quando há muitos pratos envolvendo o xarope de bordo.

    Leia tudo sobre o Canadá

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:
    Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
    Publicidade
    TAGS: