As cidades menos e mais estressantes do mundo

Estudo levou em conta critérios governamentais, financeiros e de bem-estar. Rio e São Paulo ficaram no fim do ranking

Por Gustavo Kolonko
Atualizado em 14 mar 2022, 21h13 - Publicado em 27 jul 2021, 09h00
Porto Nyhavn
Copenhague, a charmosa capital da Dinamarca, aparece nas primeiras posições da lista.  (Crédito: Metalvibes/Pixabay)
Continua após publicidade

Um estudo realizado pela farmacêutica alemã VAAY, que fabrica produtos à base de óleo de canabidiol, revelou quais são as cidades menos e mais estressantes do mundo. A pesquisa levou em conta um total de 16 critérios, que foram divididos em quatro categorias: governamentais (segurança, igualdade de gênero, direitos de minorias e sociedade sócio-política); municipais (densidade populacional, níveis de poluição sonora, visual e do ar, padrões climáticos e congestionamento do trânsito); financeiros (taxas de desemprego, estruturas de seguridade social, quantidade de renda disponível); e de bem-estar (acesso ao sistema de saúde, combate à Covid-19 e saúde mental da população). Cada um deles recebeu uma nota de zero a cem. A conclusão foi que Reykjavik, a capital da Islândia, é a cidade mais agradável de se viver e que Mumbai, na Índia, é a pior.

Reykjavik ficou no topo do ranking principalmente porque obteve pontuações perfeitas nos quesitos igualdade de gênero, poluição do ar e poluição sonora, além de ter recebido nota 97,8 no critério “estabilidade sócio-política”. Alcançaram avaliação máxima em “direitos de minorias” Helsinki, na Finlândia, e Oslo, na Noruega – respectivamente no terceiro e sexto lugares. Outro destaque positivo foi Tóquio, no Japão, que recebeu nota 100 pelo seu trabalho de combate à Covid-19. Já a indiana Mumbai conquistou baixíssimos 3,3 pontos em congestionamento, o que certamente a empurrou para o fim da lista. Também tiveram desempenhos especialmente ruins Lagos, na Nigéria, onde a taxa de desemprego é de 37,1%, e Cabul, no Afeganistão, que não à toa recebeu apenas 1 ponto no quesito estabilidade sócio-política.

As dez cidades MENOS estressantes: 

1. Reykjavik, Islândia

2. Berna, Suíça

3. Helsinki, Finlândia

4. Wellington, Nova Zelândia

Continua após a publicidade

5. Melbourne, Austrália

6. Oslo, Noruega

7. Copenhague, Dinamarca

8. Innsbruck, Áustria

Continua após a publicidade

9. Hanover, Alemanha

10. Graz, Áustria

As dez cidades MAIS estressantes: 

91. Mumbai, Índia

92. Lagos, Nigéria

Continua após a publicidade

93. Manila, Filipinas

94. Nova Deli, Índia

95. Bagdá, Iraque

96. Kabul, Afeganistão

Continua após a publicidade

97. Moscou, Rússia

98. Karachi, Paquistão

99. Jakarta, Indonésia

100. Kiev, Ucrânia

Continua após a publicidade

A lista completa e as notas em cada critério de avaliação podem ser conferidas aqui.

Cidades da América

Não demora muito para que cidades do continente americano aparecerem na lista de cidades menos estressantes. Montreal, no Canadá, ocupa o 12º lugar, e Montevidéu, no Uruguai, aparece na 16ª posição, apresentando o índice máximo em direitos de minorias. Os EUA só surgem na posição nº 25, com Houston, no estado do Texas. O Brasil aparece com suas duas maiores cidades em sequência: Rio de Janeiro no 67º lugar e São Paulo no 68º. A capital paulista, inclusive, apresentou uma das piores taxas de poluição sonora de todo o ranking (nota 10,5), ficando atrás até das dez cidades mais estressantes do mundo nesse quesito.

 

Publicidade