Bélgica: hotel temático dá chance de dormir dentro do Cavalo de Troia

La Balade des Gnomes conta com 12 quartos inspirados em diferentes culturas e histórias fantásticas

Por Maurício Brum
31 dez 2024, 14h00
cavalo-de-troia-belgica
Cavalo tem ponte levadiça, comodidades para hospedar duas pessoas e até uma cabeça articulada para ver a paisagem (La Balade des Gnomes/Divulgação)
Continua após publicidade

Localizado em Durbuy, um lugarejo de 12 mil habitantes a cerca de 130 km de Bruxelas, um hotel bem diferente do habitual promete uma experiência onírica para quem decide conhecer o interior da Bélgica: é o La Balade des Gnomes, com quartos temáticos que remetem a experiências fantásticas e medievais, puxando referências de diversas nacionalidades.

Embora o nome sugira um mundo mágico de gnomos (e trolls, e outros seres fabulosos desse universo), eles não são a única experiência disponível por lá. Na verdade, um dos destaques do local mira em outro tipo de mitologia: buscando inspiração na Grécia Antiga, os hóspedes têm a oportunidade de dormir em uma improvável recriação do Cavalo de Troia.

Como é se hospedar no Cavalo de Troia

O nome não é um exagero: “Le Cheval de Troie”, como é chamado no idioma original do estabelecimento, segue exatamente as ilustrações que tipicamente representam essa história – um grande cavalo de madeira oco. Só que, em vez de abrigar soldados amontoados, por dentro há um quarto com todo o conforto e comodidade.

Espaçoso, o quarto pode receber dois adultos e até duas crianças adicionais e conta com cama de casal, sofá, frigobar, TV e um banheiro privativo. A estrutura de madeira pode assustar, mas o conforto térmico é garantido ao longo do ano – tem ar condicionado, aquecimento central e até um fogão a lenha para não sofrer nos dias de inverno, em que a zona rural belga pode registrar temperaturas abaixo de zero.

ponte-levadica-cavalo
Pegada medieval do hotel aparece na ponte levadiça para acessar o cavalo (La Balade des Gnomes/Divulgação)
Continua após a publicidade

Uma curiosidade é que, embora o Cavalo de Troia seja uma história da Antiguidade, por dentro o quarto lembra muito outras opções do estabelecimento, e tem inspirações que lembram um castelo medieval. Aliás, o acesso ao quarto é feito por uma ponte levadiça! Articulado, o cavalo também conta com um dispositivo que permite movimentar a cabeça, garantindo uma visão panorâmica da paisagem.

O valor básico do quarto parte de € 280, valor que inclui café da manhã, mas os preços podem variar conforme a época do ano e adaptações para receber crianças, por exemplo. Confira os detalhes no site.

La Balade des Gnomes, Bélgica
Interior do Cavalo de Troia tem ares medievais (//Divulgação)
Continua após a publicidade

Outros quartos temáticos

O Cavalo de Troia é o destaque, mas não é a única opção inusitada para quem deseja se hospedar no Balade des Gnomes. Ao todo, são 12 quartos que seguem inspirações diversas, de uma cabana na floresta a um salão marroquino, passando por uma carruagem típica do povo roma, usada em caravanas ciganas. Os preços variam conforme o tamanho do quarto, e vale conferir todas as alternativas clicando aqui.

interior-quarto-tematico
Interior do quarto temático inspirado nas caravanas ciganas (La Balade des Gnomes/Divulgação)

A estrutura do hotel também conta com um restaurante próprio, o La Marmite des Trolls, que segue a inspiração que guia a arquitetura dos demais ambientes.

Continua após a publicidade

O Balade des Gnomes fica no interior da Bélgica, na localidade de Heyd-Durbuy, no número 20 da Rowe de Remoleu. Partindo de Bruxelas de carro, são cerca de duas horas de viagem.

Leia tudo sobre Bélgica

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade