Black Country: o museu a céu aberto onde foi filmado ‘Peaky Blinders’

Nossa repórter visitou nos arredores de Birmingham o complexo que recria como era a vida entre 1850 e 1960

Por Bárbara Ligero
Atualizado em 29 jan 2025, 19h46 - Publicado em 28 jan 2025, 16h00
Black Country Living Museum, Dudley, Inglaterra
As "docas" do museu a céu aberto fazem aparições recorrentes na série  (//Divulgação)
Continua após publicidade

Com seis temporadas disponíveis na Netflix, Peaky Blinders está prestes a ganhar um filme derivado da série: as gravações foram encerradas em dezembro de 2024 e o longa-metragem deve chegar aos cinemas ainda em 2025.

A produção foi inspirada na organização criminosa homônima, que dominou Birmingham entre 1890 e 1930. Como a cidade foi uma das mais bombardeadas de todo o Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial, a solução encontrada pelo criador da série, Steven Knight, foi gravar boa parte das cenas no Black Country Living Museum. E eu estive lá.

O museu a céu aberto em Dudley, a meia hora de carro de Birmingham, recria um vilarejo inteiro para mostrar como era a vida na região entre os anos 1850 e 1960. Fiquei surpresa ao encontrar réplicas de uma mina de carvão, uma doca, fábricas, lojas, pubs, cinema, escola e casas em diferentes estilos arquitetônicos espalhadas por uma área de 11 hectares. Mas também existem pelo menos 40 construções autênticas, trazidas de diferentes partes das West Midlands.

View this post on Instagram

A post shared by Black Country Living Museum (@bclivingmuseum)

Para dar vida ao lugar, o Black Country emprega atores vestidos com roupas de época. Na ferraria, um ator fazia o papel de ferreiro e mostrava como eram produzidos pregos e correntes antigamente. Já na escola, encontrei uma “professora” ensinando matemática na lousa de giz.

View this post on Instagram

A post shared by Black Country Living Museum (@bclivingmuseum)

Continua após a publicidade

A ambientação é atenta aos mínimos detalhes. Ao andar pela rua do vilarejo que concentra as lojas, por exemplo, achei divertidíssimo ir reparando nas vitrines, que exibem os mais diferentes produtos em embalagens de época.

View this post on Instagram

A post shared by Black Country Living Museum (@bclivingmuseum)

Já os pubs e restaurantes são reais, no sentido de que você realmente pode entrar e pedir um pint. A dica é almoçar no Hobbs’ and Sons, famoso pelo fish and chips, que chega à mesa embrulhado em papel pardo. 

Em suma: a visita ao Black Country é interessante mesmo para quem nunca assistiu Peaky Blinders, mas definitivamente ganha outros contornos se você é fã de série. Quando estive por lá, só tinha assistido à primeira temporada, mas reconheci instantaneamente alguns cantinhos do museu a céu aberto, como o das docas e o do canal, onde mercadorias eram contrabandeadas, ou a ponte sob a qual Ada e Freddie se encontravam secretamente.

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

A post shared by Black Country Living Museum (@bclivingmuseum)

 

O museu inclusive realiza noites temáticas, quando todos se vestem à la Peaky Blinders: a próxima edição acontecerá em 27 de setembro de 2025.

Serviço

Onde? Discovery Way – Dudley.

Quando? Os dias e horários de abertura variam ao longo do ano. Cheque no site.

Continua após a publicidade

Quanto? Os ingressos custam £ 26.95 e podem ser adquiridos pelo site.

Leia tudo sobre Reino Unido

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Publicidade