Continua após publicidade

Brasil tem dois restaurantes entre os 50 melhores do mundo

O Disfrutar, em Barcelona, ficou com o primeiro lugar e a Espanha teve outras duas casas no top 5; veja a lista

Por Malu Jansen
Atualizado em 7 jun 2024, 12h04 - Publicado em 7 jun 2024, 10h00
Restaurante Disfrutar, Espanha
Espanha foi o grande destaque no 50 Best Restaurants 2024 e o primeiro lugar ficou com o Disfrutar (Adria Goula Sarda/Divulgação)
Continua após publicidade

A lista dos melhores restaurantes do mundo de acordo com o guia The World’s 50 Best Restaurants foi divulgada na noite desta quarta-feira (5), em cerimônia realizada em Las Vegas. Esse ano, o Top 4 é composto apenas por restaurantes europeus; a bola da vez foi a Espanha, que arrematou o primeiro, segundo e quarto lugares. 

O primeiro lugar foi para Barcelona: o Disfrutar é comandado pelo trio de chefs Oriol Castro, Eduard Xatruch e Mateu Casañas. A colunista Adriana Setti comeu no Disfrutar em 2015 e teve uma experiência memorável já naquela época, clique para ler.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Disfrutar Restaurant (@disfrutarbcn)

Na segunda colocação, ficou o Asador Etxebarri, em Atxondo, um destination restaurant no País Basco que é rodeado por um lindo vilarejo. A localização afastada faz com que o lugar, por si só, se torne o destino para muitos viajantes que vão até lá só para conhecer a gastronomia do espaço, oferecida em um menu degustação de 14 etapas.

View this post on Instagram

A post shared by Asador Etxebarri ®️ (@asadoretxebarrioficial)

Continua após a publicidade

 

O terceiro lugar é parisiense: o Table, que fica no 7º Arrondissement de Paris, tem uma cozinha aberta e os visitantes podem acompanhar cada movimento dos cozinheiros, comandados pelo chef Bruno Verjus – inclusive os empratamentos fabulosos.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Paolo Vizzari (@paolo_vizzari)

Em quarto lugar, está o Diverxo, em Madri, um restaurante tido como disruptivo e experimental, comandando pelo chef Dabiz Muñoz. 

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Dabiz Muñoz (@dabizdiverxo)

Por outro lado, as Américas completam boa parte do Top 10. O Maido, em Lima, (que ficou em primeiro lugar no 50 Best na América Latina), ficou com a quinta colocação. Em sexto lugar, vem o novaiorquino Atomix, que serve gastronomia coreana na 30th Street. Na Cidade do México, o Quintonil emplacou a 7ª colocação e tem foco nos ingredientes frescos e locais. Em 10º, está a clássica parrilla Don Julio, em Buenos Aires.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Mitsuharu Tsumura “Micha” (@mitsuharu_maido)

Continua após a publicidade

O Brasil teve uma presença tímida na edição deste ano: o melhor colocado, A Casa do Porco, em São Paulo, caiu 15 posições e ficou em 27º esse ano. Em 37º, está o Oteque, no Rio de Janeiro. Na lista estendida, que classifica os restaurantes de 51º a 100º, apenas o carioca Lasai apareceu na lista, em 58º. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por A Casa do Porco (@acasadoporcobar)

No entanto, quem levou a categoria “Melhor Chef Mulher” foi uma brasileira: a chef Janaína Torres, responsável pela cozinha d’A Casa do Porco e do Bar da Dona Onça, levou o prêmio. 

Continua após a publicidade

Veja a lista completa do 50 Best Restaurants aqui

Publicidade