Concurso elege os 12 melhores pastéis de nata de Lisboa
Padaria na Pontinha, município de Odivelas, levou o primeiro lugar na 13ª edição do concurso “O Melhor Pastel de Nata”
Não dá para ir a Lisboa e não comer um dos mais populares doces portugueses, o pastel de nata. Mas afinal, qual o melhor? Idealizado pelo jornalista Vicente Themudo de Castro, o concurso O Melhor Pastel de Nata classifica doze que são imperdíveis desde 2009.
Para concorrer ao prêmio, o estabelecimento deve se inscrever voluntariamente, estar localizado na área metropolitana da capital e ter fabricação própria. Os jurados provam às cegas os pastéis de todos os inscritos e selecionam os doze melhores em termos de aparência, textura da massa e sabor. Dentre eles, três são escolhidos para compor o pódio.
E se você pensou em Manteigaria ou nos de Belém, melhor tirar seu pastel da chuva. Os vencedores foram endereços que não coincidem com cartões-postais a que estamos acostumados – pelo fato, talvez, de não precisarem mais de marketing para se fazerem conhecidos. As “novidades” podem ser o pretexto perfeito para ampliar o seu conhecimento sobre Lisboa. Veja quais pastéis de nata conquistaram a 13ª edição do prêmio em 2022:
1.Casa do Padeiro
A despretensiosa Casa do Padeiro foi considerada a responsável por produzir os melhores pastéis de nata do pedaço. A padaria fica na Pontinha, município de Odivelas, e a cada dia vende cerca de 400 doces – a somente € 1 cada. Em comunicado, júri afirmou que o pastel se distingiu dos demais “pelo equilíbrio entre a massa folhada e o creme que a recheia”.
View this post on Instagram
2. Pastelaria Aloma
Presença constante no pódio do concurso, a Pastelaria Aloma existe desde 1943. A fama fez com que a marca se tornasse uma rede, com uma unidade em Sesimbra e uma no Porto. Em Lisboa, são quatro: em Campo de Ourique, no Jardim Constantino, em Amoreiras, dentro da loja de departamento El Corte Inglês e no Aeroporto Humberto Delgado.
View this post on Instagram
3. Pastelaria Patyanne
Seus pastéis de nata já tinham conquistado, em 2016 e em 2017, o segundo lugar do concurso. Agora na terceira posição, a Pastelaria Patyanne possui uma loja em Azambuja, uma em Castanheira do Ribatejo e outra em Carregado.
Ver essa foto no Instagram
Outros finalistas
Os outros nove finalistas do prêmio d’O Melhor Pastel de Nata de 2022 foram, em ordem alfabética:
– Casa do Preto (Sintra)
– Choupanna Café (Lisboa)
– Padaria da Né (Damaia)
– Pastelaria Estrela Dourada (Lisboa)
– Pastelaria Fidalgo’s (Moita)
– Pastelaria Fim de Século (Lisboa)
– Pastelaria Pão de Mel (Forte da Casa)
– Pastelaria Viriato (Ramada)
– Santa Coina Confeitaria (Coina)
Na Rota do Pastel de Nata, é possível conferir um mapa com todos os estabelecimentos finalistas desse ano: