Não é difícil entender o porquê desse pequeno país na América Central receber tanta atenção de viajantes estrangeiros. Apesar de possuir uma área menor que a do Espírito Santo, a Costa Rica recebe todo ano quase dois milhões e meio de turistas (antes da pandemia, eram mais de três milhões). A maioria, interessada nos passeios em florestas exuberantes, praias escondidas, cachoeiras e vulcões.
Atualmente, os brasileiros que desejam conhecer o destino devem fazer conexão. Entre as opções estão voar via Bogotá (Colômbia) com a Avianca ou via Cidade do Panamá com a Copa. Mas o Brasil está prestes a ganhar, pela primeira vez, um voo direto para a Costa Rica.
A Gol anunciou que começará a operar em 12 de novembro uma rota entre o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e San José, a capital costa-riquenha. Serão três voos semanais em um Boeing 737 MAX 8, com capacidade para até 176 passageiros.
A aeronave partirá de São Paulo às 13h55 e chegará em San José às 18h25. Na volta, o voo sai de San José às 20h40 e chega em São Paulo às 7h10 do dia seguinte. As passagens já podem ser compradas no site da Gol.
Brasileiros não precisam de visto para estadias de até 90 dias na Costa Rica. Porém, é necessário apresentar o Certificado de Vacina Contra Febre Amarela administrada ao menos 10 dias antes da data do embarque (veja o passo a passo para tirar o documento aqui).
Recentemente, a Gol também anunciou a retomada dos voos diretos para Aruba.