Edifícios com arquitetura ostentosa são a cara de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, e mais alguns devem ser construídos no Distrito Cultural de Saadiyat, um megacentro que reúne instituições de arte. Segundo o Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi, quatro museus serão inaugurados no espaço até 2025, quando a construção do distrito será finalizada.
Com previsão de entrega até o fim de 2024, o teamLab Phenomena Abu Dhabi será um museu imersivo de 17 mil metros quadrados. O coletivo de arte teamLab foi fundado em 2001 e tem sede em Tóquio. O grupo investe em experiências multissensoriais para fazer os visitantes se sentirem dentro da arte e conseguirem interagir com ela.
Para 2025, são três inaugurações ainda sem data. A mais esperada é a do Guggenheim Abu Dhabi, que será o maior dos museus do tipo com área de 80 mil metros quadrados e projeto de Frank Gehry, arquiteto do Guggenheim Bilbao, na Espanha. O foco da instituição será a arte moderna e contemporânea, especialmente do oeste asiático, do norte da África e do sul da Ásia desde a década de 1960.
A coleção permanente terá mais de 600 obras de 100 países com destaque para artistas dos Emirados Árabes, como Najat Makki, Mohammed Ahmed Ibrahim e Hassan Sharif, além de nomes internacionais, como Andy Warhol.
O Zayed National Museum levará o nome do fundador dos Emirados Árabes, o Xeique Zayed bin Sultan Al Nahyan, que faleceu em 2004. O museu terá exposições sobre a sua vida e um acervo com arte e objetos de culturas árabes desde a pré-história. Uma das instalações de destaque será a reconstrução de um barco que teria ligado a região com outros países do Golfo Pérsico na Idade do Bronze.
Por fim, o Museu de História Natural de Abu Dhabi será dedicado às ciências biológicas, com exposições sobre a história do universo e futuros sustentáveis. Os visitantes poderão conhecer o esqueleto fossilizado de um Tiranossauro com 67 milhões de anos e 11,7 metros de comprimento; um meteorito com poeira estelar de sete bilhões de anos; e fósseis de sete milhões de anos descobertos na região de Al Dhafra, no oeste de Abu Dhabi.
Sobre o Distrito Cultural de Saadiyat
O polo cultural na ilha de Saadiyat começou a ser rascunhado em 2006 e tem quatro museus em funcionamento. Em 2009, foi inaugurada a galeria Manarat Al Saadiyat, onde acontece anualmente a feira internacional Abu Dhabi Art.
Em 2017, foi a vez do Louvre Abu Dhabi, formado por 55 edifícios brancos inspirados em antigas cidades árabes. O museu é a primeira filial do Louvre fora da França e tem sua própria coleção permanente, que inclui uma página de um Alcorão Azul do norte da África, o quadro A Virgem e o Menino de Giovanni Bellini, e Jovem Emir Estudando (1878) de Osman Hamdi Bey.
A Berklee Abu Dhabi foi aberta em 2020 e se tornou a primeira instituição a oferecer ensino de música de nível internacional nos Emirados Árabes. O programa Performance Artistry and Leadership auxilia jovens talentos musicais do Oriente Médio na composição, produção, marketing e empreendedorismo.
A Fundação de Arte Bassam Freiha foi recentemente inaugurada, em março de 2024. A instituição filantrópica abriga exposições do colecionador de arte Bassam Said Freiha, com foco no movimento orientalista.
Leia tudo sobre Emirados Árabes
Busque hospedagem em Abu Dhabi