Espanha: roteiro pela Málaga de Pablo Picasso
A cidade guarda importante legado do filho ilustre

Apesar de ter passado grande parte da vida na França, foi na cidade de Málaga, na Espanha, que o pai do cubismo nasceu e viveu seus dez primeiros anos de vida. Na década de 1890, ele se mudou para Corunha, na Galícia, mas continuou visitando sua terra natal nas férias e alguns quadros famosos foram pintados ali.
A casa onde Pablo Picasso nasceu, do século 19, tem vista para a Plaza de Merced e fica nos arredores da cidade velha de Málaga. O lugar foi convertido no Museu Casa Natal Picasso, cujo destaque é uma coleção de mais de 80 esboços de sua memorável pintura Les Demoiselles d’Avignon, base para o cubismo e a arte abstrata, criada em 1907 (atualmente exposta no MoMA de Nova York).
A algumas ruas de distância, o Museu Picasso Málaga está instalado no Palácio de Buenavista, do século 16. O espaço exibe mais de 400 obras, que vão desde Retrato de Lola (1894) até Jacqueline Sentada (um dos primeiros retratos de sua segunda esposa, de 1954).
Para acompanhar os passos de Picasso no centro histórico da cidade andaluza, vale visitar ainda a Igreja de Santiago, do final do século 15, onde aconteceu o casamento de seus pais e o seu batizado. A parada seguinte é no Ateneo de Málaga, do século 17, que era a Escola de Belas Artes de San Telmo, onde o pai de Picasso lecionou e introduziu o filho ao mundo da arte. O futuro mestre cubista estudou no Colégio de San Rafael, que fica ali perto, no número 18 da Calle Comedias.
View this post on Instagram