Hampstead: achados do bairro mais bucólico de Londres
Pubs, cafeterias, becos, antiquários, parques, lagos e livrarias são algumas das atrações do bairro, que é um oásis de calmaria na capital londrina

Situado ao norte da cidade, Hampstead é um dos bairros mais antigos e charmosos de Londres. Esse destino tranquilo, que costumava ser um vilarejo rural no século 17, é rodeado por casarões históricos e bem preservados. A região é um tesouro quase escondido e alheia ao frenesi de Leicester Square e da Oxford Street.
Com lojas, cafeterias, bares e restaurantes, o bairro já foi cenário para clássicos cinematográficos como Um lobisomem americano em Londres (1981) e Um lugar chamado Notting Hill (1999). Confira uma seleção de endereços que não podem faltar nas incursões por este reduto bucólico e encantador. E no final da matéria você encontra um mapa com todos os lugares citados na reportagem.
Flask Walk
O beco Flask Walk é um recanto imperdível para quem visita Hampstead. Um passeio por essa pitoresca e descontraída rua, que fica a um pulo do metrô Hampstead, inclui floriculturas, boutiques, lojas de bugigangas, livrarias, pubs e muito mais. Um dos destaques é o antiquário Keith Fawkes, que funciona há mais de seis décadas e também vende livros raros. A via, que é favorita entre turistas e moradores, é um deleite: clima acolhedor e uma verdadeira imersão na essência de Hampstead.
Ver essa foto no Instagram
Pubs
The Holly Bush Pub
Bem no topo da Hampstead Hill, está o The Holly Bush Pub. Construído em 1643, esse é um dos bares mais antigos de Londres. O elegante gastropub – com ares dickensianos – une aperitivos tradicionais dos bares ingleses e delícias da culinária internacional.
Ver essa foto no Instagram
As bebidas também merecem menção. Depois de subir a ladeira, vale matar a sede com uma das opções do cardápio, que inclui cervejas clássicas e artesanais.
The Spaniards Inn
“Discretamente elegante, autenticamente britânico”, assim se define o The Spaniards Inn, um icônico pub londrino erguido em 1585 por dois irmãos espanhóis. O local já serviu de inspiração para os escritores Charles Dickens e John Keats.
Ver essa foto no Instagram
Seja para um brunch entre amigos ou para se deliciar com um saboroso assado de domingo (sunday roast), esse é o destino ideal. Isso sem contar com a variedade de bebidas, que incluem ales, lagers, vinhos, destilados e drinks autorais.
The Old White Bear
Que tal visitar um bar com temática de urso polar? Pois bem, eis aí o The Old White Bear, um pub fundado em 1704. Situado nos limites entre Hampstead Heath e Hampstead High Street, o estabelecimento oferece uma ampla gama de cervejas artesanais e vinhos de produtores locais.
Ver essa foto no Instagram
A casa, que é rodeada por posters e quadros de ursos polares, serve refeições e também o sunday roast. Vale anotar: na última quinta-feira de cada mês, o andar de cima é palco para uma divertida noite de comédia stand-up.
The Flask
Com um menu sazonal e britânico, o The Flask é um tributo à culinária local. O pub conta com um rico menu, que inclui tortas caseiras, tábuas de frios, sunday roast e, claro, fish and chips. Deixe um espaço para o crumble de amora e maçã. A carta de vinhos é bem variada e também há drinks com pouco ou nenhum álcool. Um dos hits da casa é o bloody mary.
Ver essa foto no Instagram
Cafeterias e confeitarias
Silverberry
Em busca de um bom café? De um local charmoso e acolhedor? Ou de um cardápio deliciosamente variado? A cafeteria Silverberry entrega tudo. O local, que fica na Pond Street, serve refeições o dia todo.
Ver essa foto no Instagram
Se você está em busca de um café da manhã ou lanche da tarde, vale apostar nos croissants, torradas, iogurte, panquecas e ovos preparados de diferentes maneiras. Já para o almoço, há risotos, hambúrgueres, bowls e sopas. Para beber, de cafés a coquetéis.
La Crêperie
Fundada em 1977 pelo chef Edward de Mesquita, a La Crêperie é um clássico de Hampstead. Não é à toa que esse pequeno trailer reúne longas filas diariamente. Os crepes são servidos em versões doces e salgadas, com ótimos ingredientes.
Ver essa foto no Instagram
Entre os salgados, o carro-chefe leva presunto, queijo e ovos. A versão com cogumelos também é famosa. Para a sobremesa, o destaque é o tipicamente francês Crêpe Suzette, que leva manteiga, açúcar, suco de limão, laranja e licor Grand Marnier. Outro sucesso combina creme de pistache, framboesa e gotas de chocolate.
Gail’s Bakery
Pães, bolos e doces artesanais assados diariamente e servidos com o café da casa. Eis aí o grande diferencial da Gail’s Bakery, que une ingredientes frescos e muita dedicação. Inaugurada em 2005 na Hampstead High Street, a padaria tem um cardápio variado e tem na sua filosofia a sustentabilidade, evitando ao máximo o desperdício.
Ver essa foto no Instagram
Além de servir uma grande variedade de pães, a casa conta com diferentes sobremesas, como o famoso lemon, roses & pistachio cake.
Compras
Daunt Books
Londres tem diversas livrarias independentes que chamam atenção pelo catálogo e pelo aconchego do espaço. A charmosa Daunt Books é uma delas.
Ver essa foto no Instagram
Com prateleiras repletas de obras clássicas e contemporâneas, a Daunt também é palco para eventos culturais. A programação inclui desde sessões de autógrafo até rodas de conversas com autores.
Hampstead Butcher & Providore
Carnes, queijos, vinhos e embutidos. Tudo isso você encontra na Hampstead Butcher & Providore. Aberta diariamente, a loja oferece uma ampla variedade de cortes tradicionais de bovinos, suínos, ovinos e aves.
Ver essa foto no Instagram
Além disso, os balcões são recheados de produtos frescos, que incluem queijos, charcutaria e presuntos. Um dos destaques da casa é o salmão defumado, que vem tanto da Inglaterra, quanto da Europa continental.
Atividades ao ar livre
Hampstead Heath
Coberto com árvores e alamedas, o Hampstead Heath é um verdadeiro oásis em Londres. Com pelo menos 320 hectares, o parque proporciona uma das melhores vistas da cidade (evite os dias chuvosos por conta do lamaçal). Não é à toa que serviu de inspiração para pinturas e até obras literárias, como As Crônicas de Nárnia, do autor britânico C.S. Lewis.
Aqui, a dica é aproveitar para dar boas caminhadas, fazer piqueniques e, principalmente, mergulhar em uma de suas lagoas (ponds). Com espaços exclusivos para mulheres e para homens, além de uma lagoa mista, elas são bastante procuradas no verão (e por londrinos raiz nos meses de inverno).

Agora, se você está em busca apenas de um bom lugar para contemplar a vista, não deixe de visitar a Hampstead Pergola, uma passarela elevada coberta de vinhas e flores. Como se não bastasse, ela é rodeada por um belíssimo trabalho paisagístico.
Outra joia escondida do parque é a Kenwood House. Além de ser cercada por jardins exuberantes, a mansão abriga uma enorme coleção de obras de artistas renomados, como Vermeer, Rembrandt, Gainsborough, Turner e Constable. O acervo de mobiliários também se destaca.
Em dias de sol, programe-se para estar no fim de tarde no Parliament Hill, de onde se tem uma vista sensacional para o skyline de Londres e seus arranha-céus.
Ver essa foto no Instagram
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp