Hospedagem gratuita no Reino Unido incentiva turismo em regiões pouco visitadas
Cabanas de pedra conhecidas como bothies estão à disposição para acampamentos nas highlands escocesas

As montanhas escocesas e os largos campos ingleses já foram cenário de vários filmes e séries famosos, desde o imortal Highlander até o recente sucesso da série The Crown. Para quem é apaixonado por belezas naturais e acampamentos em paisagens incríveis, as cabanas da Mountain Bothies Association podem garantir algum conforto adicional durante uma aventura no Reino Unido.
A instituição formada por voluntários e fundada em 1965 administra mais de 100 bothies, termo específico utilizado para nomear esses abrigos em “lugares selvagens e solitários”, como define o site da instituição. As cabanas são de uso gratuito e abertas a qualquer viajante.
Bothies ajudam a enfrentar clima gelado nas montanhas
A maioria dos bothies fica na Escócia e na região oeste do País de Gales, geralmente em zonas bem reclusas onde até o sinal do celular não funciona. O uso é indicado para quem pretende se aventurar pelas belas montanhas desses países e serve como um tipo de refúgio de emergência.
Os abrigos costumam ser pequenos, indicados para apenas uma ou duas pessoas, com limite máximo de seis. Para usá-las não existe reserva prévia e algumas regras devem ser seguidas: respeitar o bothy, os outros usuários, os arredores, a restrição ao número de pessoas e o uso da propriedade. Cada acomodação tem as suas próprias limitações e algumas restrições podem ser impostas em épocas como a temporada de caça aos veados na Escócia ou durante a criação de cordeiros.
@adventureswithamina First time staying in a bothy solo and definitely not the last. Peaceful, remote, and surprisingly enjoyable. Would you try it? #bothy #explore #explorewales #fyp #winterescape #microadventure
Cabanas nas montanhas têm histórias próprias
Os bothies de hoje um dia foram residência para pastores ou fazendeiros dos séculos passados que, com o tempo, abandonaram esses locais. Em alguns casos, foram construídos por antigos montanhistas que gostavam de explorar essas regiões como lazer e necessitavam de uma estrutura mínima para acampar.
A experiência de ficar em uma dessas acomodações é de dormir em um acampamento coberto, já que as construções não têm eletricidade nem água encanada. Algumas cabanas possuem banheiros rudimentares, mas a regra geralmente é pegar uma pá, caminhar para longe e enterrar o que for necessário.
Nos bothies há no máximo um fogão à lenha, embora nem sempre os suprimentos para o fogo estejam disponíveis. Já que não existe reserva, também não há como saber se ao chegar no abrigo outras pessoas já estão por lá. O ideal é ir preparado para acampar, com barraca e equipamentos, mas sabendo que você pode dar com a cara na porta.
Por outro lado, caso a cabana esteja vazia, você é livre para ocupar o espaço, mas precisa estar disposto a ceder um lugar para quem eventualmente chegar durante sua estadia. É desejável estar disposto a socializar e dividir espaço com desconhecidos, ou seja, não para todo mundo.
Vale conferir a seção de perguntas frequentes do site oficial para esclarecer outras dúvidas sobre como funciona o esquema.