Indonésia facilita a entrada de turistas com novo visto eletrônico

A partir de dezembro, entra em vigor sistema que promete reduzir o tempo de espera

Por Gabriel Bueno
Atualizado em 12 nov 2024, 20h17 - Publicado em 11 nov 2024, 16h00
indonesia-bali
Bali é um dos destinos mais procurados por quem vai a Indonésia (Sebastian Pena Lambarri/Unsplash)
Continua após publicidade

Uma boa notícia para quem tem a Indonésia nos planos: a partir da segunda quinzena de dezembro, o país vai colocar em vigor um novo processo eletrônico simplificado para obtenção do visto. A alteração, anunciada em outubro, é resultado de uma parceria entre o governo local e a VFS Global, empresa especializada em serviços de tecnologia relacionados a deslocamentos internacionais.

O novo sistema permitirá que cidadãos de 97 países, incluindo o Brasil, solicitem o visto eletrônico antes da viagem – a promessa é que o processo seja feito com mais agilidade, reduzindo também o tempo gasto nos balcões e portas automáticas de controle imigratório nos aeroportos.

Como funciona

O processo é simples: basta acessar a plataforma da VFS Global, enviar os documentos e realizar o pagamento da taxa. Após a aprovação, o “visto de chegada” ao país, conhecido como e-VoA (Electronic Visa on Arrival) é enviado por e-mail, pronto para ser usado. O visto é válido por 30 dias e poderá ser renovado online pelo site da empresa.

Para solicitá-lo, é necessário ter os seguintes documentos:

  • passaporte com validade superior a seis meses a partir da data de entrada no país e com pelo menos duas páginas em branco para carimbos;
  • passagem de ida e volta;
  • documento explicando o motivo da visita ao país;
  • uma foto do tamanho do passaporte.
Continua após a publicidade

Os vistos eletrônicos de turismo, do tipo B1, são válidos por 30 dias e podem ser prorrogados por mais um mês. O valor para a obtenção do documento é de 500.000 rúpias, cerca de R$ 185.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

 

 

 

Publicidade