Capital da região da Emília-Romanha, Bolonha é conhecida entre os italianos por três apelidos. O primeiro deles é la dotta, que significa “a sábia” e faz alusão à Universidade de Bolonha. Fundada em 1088, ela é a mais antiga do mundo ocidental e recebeu alunos notáveis, como o matemático Nicolau Copérnico.
A região também é chamada de la rossa, que quer dizer “a vermelha”. O apelido se refere aos telhados avermelhados de suas construções históricas, que podem ser contemplados do topo da Torre Asinelli. Outra característica marcante de sua arquitetura é a presença de pórticos, quase onipresentes no centro da cidade.
O último apelido é la grossa, que significa “a gorda”. Afinal, a cidade é berço do famoso molho à bolonhesa. Feito à base de ragù, ele costuma ser servido com o tagliatelle. Um ótimo lugar para provar esse prato típico é a Osteria dell’Orsa.
+ A Civitatis tem tour gastronômico por Bolonha
Veja, a seguir, dez atrações imperdíveis na cidade:
1. Piazza Maggiore
Coração de Bolonha, a Piazza Maggiore é cercada por edifícios centenários, como a Basílica de San Petronio, Palazzo dei Notai, o Palazzo d’Accursio, o Palazzo del Podestà e o Palazzo dei Banchi.
2. Santuário Madonna di San Luca
Localizado no topo do Monte della Guardia, o Santuário Madonna di San Luca permite ver a cidade de cima. Construído entre os séculos 11 e 13, o edifício se caracteriza por possuir um dos pórticos mais longos do mundo, com cerca de 3,6 quilômetros de extensão e 666 arcos.
Endereço: Via di San Luca, 36.
+ Confira um guia completo de Bolonha aqui
3. Canale di Reno
Um dos mais curiosos pontos turísticos da cidade é o Canale di Reno, um canal artificial no meio da cidade que é derivado das águas do Rio Reno por meio da eclusa de Casalecchio. Cercado por prédios coloridos, o ponto pode lembrar outro destino italiano: Veneza.
Endereço: Via Piella.
4. Catedral de San Pietro
Localizada em uma das ruas mais movimentadas de Bolonha, a Via dell’Indipendenza, a Catedral de São Pietro é reconhecida por sua fachada barroca em tons avermelhados, com detalhes em mármore. Ela foi construída entre os séculos 10 e 11 e abriga valiosos objetos litúrgicos e ornamentos artísticos e espirituais. A igreja conta com a segunda torre mais alta da cidade.
Endereço: Via dell’Indipendenza, 7.
+ A Civitatis tem tour de bicicleta por Bolonha
5. Basílica de San Petronio
Dedicada ao santo padroeiro da cidade, a Basílica de São Petrônio se caracteriza pela fachada inacabada. Um dos principais exemplos de arquitetura gótica da Itália, ela começou a ser construída no final do século 14 e nunca foi finalizado – segundo a lenda, por ordem expressa do papa Pio IV, que considerou o projeto completo um sonho “megalomaníaco”. Ao visitar a basílica, vale contemplar o seu belo portal central, projetado pelo escultor italiano Jacopo della Quercia.
Endereço: Piazza Maggiore.
6. Fontana del Nettuno
Também conhecida como “il Gigante”, a Fontana del Nettuno é um dos ícones da cidade. Fruto de uma parceria entre o arquiteto Tommaso Laureti e o escultor Giambologna, a fonte foi criada no século 16 para exaltar a gestão do papa Pio IV.
Endereço: Piazza del Nettuno.
+ Conheça também Ferrara, ótima opção de bate e volta desde Bolonha
7. Torres Asinelli e Garisenda
Engana-se quem pensa que a Torre de Pisa é a única edificação inclinada da Itália. Conhecida como Due Torri, a dupla composta pelas torres Asinelli e Garisenda é um marco de Bolonha. A Garisenda é a que possui a inclinação mais acentuada, enquanto a Asinelli é mais alta, chegando a quase 100 metros. Ambas foram erguidas entre os séculos 12 e 13.
Em tempos normais, era possível subir na Torre Asinelli, que tem 498 degraus, mas desde outubro de 2023 ela está fechada para obras de restauração estrutural em toda a área. Segundo as autoridades locais, a medida é necessária para garantir a segurança, já que a inclinação da Garisenda poderia levar a problemas no futuro. Não há previsão de reabertura.
Endereço: Piazza di Porta Ravegnana.
8. Museu Cívico Arqueológico
O Museu Cívico Arqueológico é conhecido, especialmente, por abrigar uma significativa coleção de artefatos históricos egípcios. O espaço, que é um dos principais museus da cidade, também conserva um renomado acervo de itens valiosos da antiguidade grega, romana e etrusca. O ingresso custa € 6 e pode ser adquirido online.
Endereço: Via dell’Archiginnasio, 2.
9. Universidade de Bolonha
Fundada no século 11, a Universidade de Bolonha continua em funcionamento e recebe estudantes de todo o mundo. Alguns de seus espaços são abertos para a visitação, como a sala de anatomia e a biblioteca. Vale a pena visitar o seu prédio, que é considerado um dos mais bonitos da cidade.
Endereço: Via Zamboni, 33.
10. Pinacoteca Nazionale di Bologna
A Pinacoteca Nacional de Bolonha reúne um dos mais importantes acervos artísticos italianos. A coleção contempla obras de renomados artistas renascentistas e barrocos da Itália, entre eles Giotto, El Greco, Ticiano, Rafael e Tintoretto. Os ingressos, que podem ser adquiridos online, custam € 10.
Endereço: Via delle Belle Arti, 56.
Veja um guia completo de Bolonha