JFK: Aeroporto de Nova York está em reforma; veja melhor forma de chegar
Com obras previstas até 2027, principal aeroporto nova-iorquino exige atenção redobrada de quem embarca e desembarca por lá

O JFK, principal aeroporto de Nova York, passa por uma ampla reforma que deve durar até 2027. O projeto promete modernizar terminais, ampliar a infraestrutura e melhorar a experiência dos passageiros. Mas, por enquanto, a reforma tem impactado o acesso e alterado rotinas de embarque e desembarque. Para não ser pego de surpresa, o ideal é se informar com antecedência e adaptar o trajeto. A seguir, veja algumas dicas práticas para evitar perrengues:
Chegue com bastante antecedência
O primeiro alerta é simples: vá com muita antecedência. Com vias interditadas, mudanças de trajeto e alterações nos pontos de embarque, o caminho até o terminal pode levar mais tempo do que o normal. A dica é sair bem antes do habitual, principalmente para voos internacionais.
Evite ir de carro
Se puder, evite o carro. O trânsito na área do aeroporto está imprevisível, com fechamentos recorrentes e desvios de última hora. Para quem faz questão de ir de táxi ou transporte por aplicativo, uma opção é pedir para o motorista te deixar no Lefferts Boulevard, onde há um ponto do AirTrain gratuito que leva aos terminais em menos de dez minutos.
Prefira transporte público
A melhor forma de chegar ao JFK durante as reformas é usando o transporte público. O AirTrain conecta os terminais às estações de metrô (linhas A,E, J e Z) e ao trem Lirr (Long Island Rail Road). A partir da estação Jamaica, o Lirr oferece uma opção rápida em direção a Manhattan.
O AirTrain está com tarifa promocional de US$ 4,25 nas estações Jamaica e Howard Beach até setembro. Tanto o metrô quanto o Lirr funcionam bem, especialmente para quem não se incomoda em subir alguns lances de escada com bagagem.

Atenção ao embarque de Uber e Lyft
As áreas de embarque de aplicativos de transporte foram transferidas:
- Nos terminais 5 e 7, os passageiros precisam pegar o AirTrain até a estação Howard Beach para encontrar o motorista.
- No terminal 4, entre 12h e 2h da manhã, é preciso pegar um ônibus gratuito até o Lot 66, onde está o novo ponto de embarque.
Essas mudanças são temporárias, mas exigem tempo extra no planejamento, principalmente se você estiver com malas.
Consulte fontes oficiais antes do embarque
As alterações no JFK mudam com frequência, então é essencial verificar os canais oficiais do aeroporto antes da viagem. No site, há uma página com atualizações em tempo real, alertas de obras e dicas de rotas alternativas.
O projeto de US$ 19 bilhões prevê um aeroporto mais eficiente, com terminais modernos, melhor fluxo de passageiros e novas lojas e restaurantes. A expectativa é que boa parte das melhorias esteja pronta até a Copa do Mundo de 2026.
Busque hospedagem em Nova York