Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Livraria mais bonita do mundo fica dentro de igreja gótica na Holanda

A Boekhandel Dominicanen combina afrescos históricos e estantes modernas, criando um espaço único para os leitores

Por Cecilia Carrilho
Atualizado em 2 set 2025, 12h24 - Publicado em 1 set 2025, 16h00
Boekhandel Dominicanen livraria Países Baixos Holanda
A combinação de história e livros faz da Boekhandel Dominicanen um destino imperdível  (Bettina Miera/Wikimedia Commons)
Continua após publicidade

Desde 2006, a Boekhandel Dominicanen ocupa uma igreja do século 13 de Maastricht, cidade que fica bem na fronteira entre os Países Baixos e a Bélgica. O espaço histórico foi transformando em uma livraria única. A arquitetura gótica e os afrescos originais foram combinados com modernas estantes de aço. Resultado: os visitantes circulam entre livros enquanto apreciam vitrais, arcos e outros detalhes centenários do edifício.

O espaço foi recentemente eleito como a livraria mais bonita do mundo pela fundação internacional 1000 Libraries, com mais de 200 mil votos. A holandesa Dominicanen superou concorrentes icônicos, como Shakespeare and Company, em Paris, que ficou em segundo lugar, a El Ateneno Grand Splendid, de Buenos Aires, que ficou em terceiro, e Daunt Books, em Londres, que ficou em nono.

Arquitetura e acervo

Após perder sua função religiosa no fim do século 18, a igreja de Maastricht passou por usos variados, incluindo depósito, arquivo e bicicletário. A transformação em livraria, no início do século 21, respeitou os elementos históricos locais, preservando vitrais, afrescos e seu teto abobadado.

As estantes de aço, que percorrem a área principal da igreja, aproveitam a iluminação natural que vêm das grandes janelas. Em 2007, o local recebeu o prêmio Lensvelt de Architect Interior, consolidando a livraria como referência em design que valoriza o patrimônio histórico.

O acervo da Dominicanen é amplo e diversificado, com títulos em holandês e inglês, abrangendo literatura, arte, psicologia e culinária. Há também uma seção de livros de segunda mão, CDs e discos de vinil.

Continua após a publicidade

No antigo coro da igreja funciona o Coffeelovers Dominicanen, café da torrefação local Blanche Dael: cenário perfeito para folhear livros saboreando um cappuccino. Assista o vídeo para sentir o clima do lugar:

A Dominicanen atua ainda como centro cultural, promovendo debates, palestras, lançamentos de livros, apresentações musicais e exposições temporárias, sempre aproveitando a arquitetura histórica como cenário. A direção está a cargo de Sylvia Harmes, que assumiu em 2025, após 45 anos de gestão de seu pai, Ton.

Serviço

Onde? Dominicanerkerkstraat 1, 6211 – Maastricht, Países Baixos. Uma das cidades grandes mais próximas é Bruxelas, que fica a cerca de 120 km.

Continua após a publicidade

Quando? A livraria abre diariamente, das 9h às 18h de terça-feira a sábado; das 12h às 18h aos domingo; e das 10h às 18h às segundas-feiras. O café interno funciona nos mesmos horários.

Leia tudo sobre os Países Baixos

Compartilhe essa matéria via:
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Continua após a publicidade
Publicidade