Madri ganha expansão do Museu do Prado

Salão dos Reinos, a cinco minutos do edifício principal, deve ser inaugurado em 2027

Por Rebeca de Ávila
7 abr 2025, 16h00
Salão dos Reinos, Museu do Prado, Madri Espanha
Projeção da sala expositivo do Salão dos Reinos (Foster and Partners/Divulgação)
Continua após publicidade

O Museu do Prado, em Madri, vai ganhar uma expansão que deve ser inaugurada em 2027. O Salão dos Reinos, a cinco minutos do prédio principal, está sendo restaurado desde 2022 para abrigar coleções de arte em seus 9,5 mil m². 

O projeto dos arquitetos Norman Foster e Carlos Rubio inclui a recuperação da fachada original do século 17 e das pinturas do interior, além da construção de um átrio de acesso ao edifício. A planta indica que o Salão dos Reinos deve ganhar cafeteria, lojinha, espaço para eventos, elevadores panorâmicos e, é claro, salas expositivas, que vão estar no primeiro e terceiro andares.

Salão dos Reinos, Museu do Prado, Madri Espanha
Projeção do interior do Salão dos Reinos (Foster and Partners/Divulgação)

O lado de fora também verá mudanças: será discutida a possibilidade de tornar a Calle Felipe IV, onde o Salão dos Reinos está, em exclusiva para pedestres, de forma que todos os prédios do museu sejam unidos por uma espécie de pátio.

Salão dos Reinos, Museu do Prado, Madri Espanha
Projeção da fachada do Salão dos Reinos (Foster and Partners/Divulgação)
Continua após a publicidade

O Salão dos Reinos teve outras finalidades ao longo da história. No século 17, fazia parte do conjunto arquitetônico de Buen Retiro – que incluía também o parque El Retiro – e era uma sala de cerimônias do rei Felipe IV. O complexo foi bombardeado durante as invasões napoleônicas entre 1808 e 1814 e o salão é uma das construções que ficaram de pé.

Depois disso, sua nova encarnação foi como Museu do Exército até 2005, quando o acervo foi movido para o palácio Alcázar de Toledo. Só dez anos depois, o Museu do Prado assumiu a gestão do espaço e, em 2016, iniciou um concurso para a restauração do prédio.

Leia tudo sobre Espanha

Continua após a publicidade
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Publicidade