Louvre: visitante arremessa um bolo na Mona Lisa

Ação foi feita por um homem que usava peruca e se fingiu de cadeirante. A obra passa bem

Por Da Redação
Atualizado em 30 Maio 2022, 12h45 - Publicado em 30 Maio 2022, 12h07
"La Gioconda" foi pintada por Leonardo da Vinci em 1503.
"La Gioconda" foi pintada por Leonardo da Vinci em 1503. (Twitter/MSergio_/Reprodução)
Continua após publicidade

A Mona Lisa foi alvo de um ataque no Museu do Louvre, em Paris, no último domingo (29). Gravações feitas pelos visitantes que estavam no local mostram um homem, que vestia uma peruca e estava em uma cadeira de rodas, atirando algo semelhante a um bolo ou a uma torta na obra de Leonardo da Vinci. A pintura, que é considerada uma das mais importantes e famosas do mundo, não sofreu danos por estar protegida por um vidro que, no entanto, ficou coberto de creme. Não existe nenhuma proibição que impeça de entrar com comidas e bebidas no Louvre.

Logo após o ocorrido, os funcionários do museu expulsaram o homem e iniciaram a limpeza do vidro que protege o quadro, conhecido também como La Gioconda. O ato está sendo considerado um protesto porque o homem gritou, enquanto estava sendo retirado do local: “Pensem na Terra. Há pessoas que estão destruindo o planeta. Pensem no planeta, todos os artistas, pensem no planeta. Por isso fiz isso, pensem no planeta”.

Continua após a publicidade

Não é a primeira vez que a Mona Lisa sofre uma investida como esta. Em 2009, um visitante jogou uma xícara no quadro, causando um pequeno estrago no vidro de proteção. Em 1974, quando a obra estava expostas no Museu Nacional de Tóquio, no Japão, uma mulher tentou espirrar tinta spray vermelha na pintura, sem sucesso.

Leia tudo sobre a França

Continua após a publicidade

Busque hospedagem em Paris

Publicidade