Museum at Eldridge Street, uma joia escondida em Nova York

Aberto em uma sinagoga restaurada em Chinatown, museu é acessado por uma portinha insuspeita e guarda vitrais restaurados do século 19

Por Maurício Brum
29 dez 2024, 16h00
museum-eldridge-street
Degradados nas décadas de abandono, os vitrais da sinagoga foram restaurados minuciosamente na reabertura do museu (Museum at Eldridge Street/Divulgação)
Continua após publicidade

Em plena Chinatown de Nova York, uma portinha despretensiosa que parece levar ao porão de uma antiga sinagoga acaba se mostrando um portal para as maravilhas do próprio templo: uma vez lá dentro, revela-se o Museum at Eldridge Street, um espaço que até sedia exposições de arte, mas onde o que rouba a cena são os magníficos vitrais e pinturas restauradas que compõem o edifício.

Fora dos roteiros mais frequentados de Manhattan, o espaço é uma joia escondida a poucos minutos de caminhada de algumas vistas mais famosas da cidade, como a Brooklyn Bridge e o One World Trade Center.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Archtober (@archtober)

A história do local

O museu funciona exatamente no prédio da antiga Eldridge Street Synagogue, um imponente templo construído por judeus ortodoxos no século 19. Mas, apesar da beleza, o espaço inaugurado em 1887 caiu em desuso quatro décadas mais tarde, quando a maior parte dos moradores tradicionais da região acabaram se mudando para outras áreas da cidade. Já o bairro foi gradualmente recebendo cada vez mais imigrantes asiáticos, convertendo-se na Chinatown que conhecemos atualmente.

A portinha para o porão, que virou a entrada do museu, se justifica: a partir dos anos 1950, sobravam tão poucos fiéis na área que os poucos congregantes remanescentes se reuniam em um pequeno salão do subsolo. O prédio passou décadas abandonado e se degradando: parte do teto caiu, os vitrais precisaram ser removidos, e pombas se tornaram moradoras indesejadas enquanto a pequena comunidade judaica que ainda morava na vizinhança não conseguia reunir recursos para restaurar coisa alguma.

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Museum at Eldridge Street (@museumateldridgestreet)

Finalmente, em 1986, um grupo focado na preservação do patrimônio histórico começou a mudar as coisas: assinando um contrato de aluguel válido por 99 anos, o Eldridge Street Project passou a juntar doações para renovar a sinagoga. Finalmente, depois de mais de duas décadas de trabalhos, o prédio reabriu em 2007 como o museu que existe hoje – com os vitrais cuidadosamente refeitos para recordar a arquitetura da origem.

Como visitar

O Museum at Eldridge Street funciona de domingo a sexta-feira, das 10h às 17h. Aos sábados, ele permanece fechado, pois ainda recebe funções religiosas para a diminuta congregação que segue se reunindo no local. Ingressos custam US$ 15 para adultos, com desconto para estudantes, idosos e menores de 18 anos.

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Museum at Eldridge Street (@museumateldridgestreet)

Para quem quer economizar, o museu também opera no sistema “pay what you wish” às segundas e sextas-feiras, quando o visitante pode doar o valor que achar melhor.

Várias linhas de metrô e ônibus deixam perto do museu, que fica no número 12 da Eldridge Street. Confira outras informações no site oficial.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Nova York

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
Publicidade