Nashville: atrações imperdíveis na cidade da música

Os famosos honky tonks, templos da música, museus dedicados a Johnny Cash, Patsy Cline e outros monstros

Por Da Redação
Atualizado em 26 ago 2024, 10h26 - Publicado em 12 ago 2024, 20h00
A música está presente em cada esquina de Nashville. (Mana5280/Unsplash)
Continua após publicidade

Nashville, capital do estado norte-americano do Tennessee, é considerada a Cidade da Música. E as razões são inúmeras. Além de ser o berço da música country, as fachadas das lojas são decoradas com objetos musicais e há um show a cada esquina, diariamente, a qualquer hora do dia. Mas o som que ecoa pela capital não se restringe ao country – existem também redutos de jazz, rock, blues e música clássica.

Artistas do mundo todo se dirigem à Nashville, que abriga a maior produtora de discos de vinil da América do Norte, a United Record Pressing. Bob Dylan, The Beatles e Beyoncé são alguns dos nomes que já tiveram seus discos prensados pela empresa. Todo esse apelo musical fez da cidade um verdadeiro polo cultural, atraindo visitantes para despedidas de solteiro ou para conhecer melhor seus ídolos.

Há ainda quem compare Nashville com Las Vegas ou até mesmo Nova York, justamente pelo volume de pessoas nas ruas curtindo, sem hora para voltar para casa. São aproximadamente 150 estabelecimentos dedicados ao cenário musical, desde grandes arenas, museus, gravadoras e bares com música ao vivo.

Confira as dicas:

Honky Tonk Highway

A região mais agitada da cidade é a Downtown Nashville, onde está localizado o distrito Honky Tonk Highway. É lá que estão localizados os honky tonks, pequenos bares com música ao vivo. Eles possuem entrada gratuita e funcionam das 22h às 3h. O local se tornou tão proeminente que alguns músicos como Blake Shelton e Justin Timberlake são próprietários de honky tonks, o Ole Red e o The Twelve Thirty Club, respectivamente.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Ole Red (@olered)

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por The Twelve Thirty Club (@thetwelvethirtyclub)

Continua após a publicidade

The Ryman Auditorium

É a casa de espetáculos mais famosa de Nashville, construída em uma igreja de 1892. Em 1920, o local se tornou um centro cultural, recebendo apresentações de Charlie Chaplin, Katharine Hepburn, Bob Hope e Mae West. Mas o local veio a se popularizar mesmo em 1943, quando passou a sediar o programa de rádio Grand Ole Opry. Hoje, realiza apresentações de ícones da música country, desde artistas renomados a músicos em começo de carreira.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Ryman Auditorium (@theryman)

The Country Music Hall of Fame and Museum

O museu abriga objetos, instrumentos, pinturas, quadros, discos, gravações e roupas que têm alguma ligação com a música country. Há mais de 50 anos, o local preserva a memória do estilo musical por meio de exposições, programação educacional e eventos ao vivo. O destaque vai para alguns itens que pertenceram a Elvis Presley: um Cadillac branco com maçanetas douradas, uma televisão e uma geladeira.

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Country Music Hall of Fame (@officialcmhof)

National Museum of African American Music

Inaugurado em 2021, o mais recente museu de Nashville busca contar a história de grandes nomes da música afro-americana, principalmente os percursores do jazz, blues e hip-hop. O acervo guarda mais de 1500 artefatos, como vestuários de Sammy Davis Jr. e Whitney Houston.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por NMAAM (@thenmaam)

The Johnny Cash Museum

O museu reúne partituras, acessórios, roupas, instrumentos, poemas e desenhos que pertenceram a Johnny Cash. Criado por Bill Miller, melhor amigo do cantor, o espaço também abriga totens interativos, onde os visitantes podem ouvir as músicas que fizeram sucesso na voz do artista.

Continua após a publicidade
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Johnny Cash Museum (@cashmuseum)

Patsy Cline Museum

O museu é uma homenagem à cantora Patsy Cline, que fez sucesso na música country na década de 1950. Apesar da morte precoce, quando tinha 30 anos, Patsy se tornou uma das maiores influências do gênero nos Estados Unidos. Localizado acima do Museu do Johnny Cash, o espaço apresenta centenas de artefatos que pertenceram à artista, além de vídeos e fotografias.

Willie Nelson and Friends Museum

No museu é possível encontrar itens pessoais de Willie Nelson e mais 30 outros pioneiros da música country, incluindo Waylon Jennings, Conway Twitty, Patsy Cline, Barbara Mandrell, Dolly Parton, Kenny Rogers, Jeannie Seely e Porter Wagoner.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por The Nashville Tourist (@thenashvilletourist)

Continua após a publicidade

Bluebird Cafe

Inaugurado em 1982, o Bluebird Cafe realiza dois shows por noite e já foi palco das apresentações de Kathy Mattea, Garth Brooks, Faith Hill e Taylor Swift. É um ambiente para quem prefere performances acústicas e intimistas.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por The Bluebird Cafe (@bluebirdcafetn)

Leia tudo sobre os Estados Unidos

Continua após a publicidade

Busque hospedagem em Nashville

Publicidade