Mesmo sendo uma cidade turisticamente consolidada, Nova York não para de surpreender. Às vésperas de celebrar os 400 anos de sua fundação, que serão comemorados no decorrer de 2025, a metrópole segue no radar de milhões de visitantes, que mais uma vez serão impactados pela verve novidadeira da Big Apple desde o momento em que desembarcam por lá: os aeroportos John F. Kennedy (JFK) e Newark Liberty – justamente onde pousam os voos vindos do Brasil – estão passando por remodelações multimilionárias para se transformarem em terminais de última geração. Isso sem contar, claro, a sucessão de novas atrações e renovações.
Veja novidades que foram inauguradas nos últimos meses e outras que devem abrir as portas em um futuro próximo em Nova York:
Museum of Art and Tecnology Mercer Labs
Inaugurado em fevereiro de 2024
O museu imersivo, em Lower Manhattan, conta com 15 salas de experiências sensoriais, incluindo arte projetada, um estúdio de som 4D, instalações de LED e salas de flores com seu próprio aroma característico.
Museum of Food and Drink (MOFAD)
Inaugurado em fevereiro de 2024
O espaço lançou um novo capítulo em Dumbo ocupando um local no histórico edifício Empire Stores, onde também funciona o celebrado mercado gastronômico Time Out. A primeira exposição do museu, Flavor: The World to Your Brain (“Sabor: O Mundo para o Seu Cérebro”, em português) é uma exploração da jornada sensorial por meio dos sabores dos alimentos, oferecendo aos visitantes uma visão de como o cérebro experimenta o sabor, por exemplo.
Stonewall National Monument Visitor Center
Inaugurado em junho de 2024
Dedicado à história LGBTQ+, esse é o primeiro centro de visitantes a integrar o sistema de parques nacionais norte-americano. Inaugurado em junho no West Village, homenageia e explora a história da Revolta de Stonewall de 1969 em uma loja que fica ao lado do histórico Stonewall Inn.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Stonewall National Monument Visitor Center (@stonewallvisctr)
Domino Square, no Domino Park
Inaugurado em setembro de 2024
A praça de aproximadamente 4 mil metros quadrados foi inaugurada em setembro e se estende por uma esplanada às margens do Rio East. O espaço receberá eventos comunitários durante todo o ano, começando com a primeira pista de patinação no gelo à beira-rio em Williamsburg, que será inaugurada em novembro. Saiba mais sobre o Domino Park.
Pier 97 do Hudson River Park
Inaugurado em outubro de 2024
O Pier 97 foi reinaugurado no Hudson River Park, com um amplo playground com uma estrutura de escalada de quase oito metros, campo esportivo e passeio panorâmico. Outro destaque é o deque para curtir o pôr do sol com vistas deslumbrantes do Rio Hudson, cercado por 16 mil flores e plantas. Conheça também o Pier 57, que tem parque e mercado gastronômico.
Skylift no Top of the Rock
Inaugurado em outubro de 2024
A 274 metros de altura, a mais nova atração do Rockefeller Center revela visuais inigualáveis da cidade, em 360 graus. Empoleirada no 70º andar do 30 Rockefeller Plaza, a plataforma giratória ao ar livre acrescenta altura equivalente a três andares ao deque de observação, oferecendo a sensação de flutuar entre os arranha-céus da cidade. Parte da recente revitalização do complexo, o Skylift apresenta um show de luzes LED que ilumina o horizonte, celebrando a icônica arquitetura art déco desse marco histórico nova-iorquino. Saiba mais sobre as novidades no Rockefeller Center aqui.
100º aniversário da Morgan Library & Museum
De outubro de 2024 a maio de 2025
Em homenagem ao 100º aniversário, a Morgan Library & Museum está com uma grande exposição em homenagem à vida e à carreira de sua primeira diretora, Belle da Costa Greene (1879-1950). Ela foi uma das mais importantes bibliotecárias da história norte-americana, dirigindo a Morgan Library por 43 anos, e construiu uma das mais importantes coleções de livros raros e manuscritos dos Estados Unidos, além de ter transformado uma coleção particular exclusiva em um importante recurso de acesso público. Veja como é a visita ao Morgan Library & Museum.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por The Morgan Library & Museum (@themorganlibrary)
200º aniversário do Brooklyn Museum
De 16 de novembro de 2024 a 6 de julho de 2025
O museu deu início às comemorações de seu bicentenário em outubro, com uma grande festa aberta à comunidade, realizada ao longo de um fim de semana no próprio complexo. A programação especial seguirá até 2025, incluindo a mostra Solid Gold, que ficará em cartaz entre 16 de novembro deste ano e 6 de julho de 2025. A exposição celebrará o fascínio do ouro, apresentando mais de 500 obras que exploram a importância da cor e do material na arte, moda, cinema e design ao longo da história, reunindo peças impressionantes de estilistas renomados como Christian Dior e Yves Saint Laurent, além de pinturas e esculturas tendo o ouro como matéria-prima, bem como joias criadas por artistas notáveis como Alexander Calder e Bulgari.
100º aniversário da American Wing (Ala Americana) do Metropolitan Museum of Art
A partir de 8 de novembro de 2024
Em novembro, para marcar seu 100º aniversário, a ala americana do Met exibirá uma repaginação no modo de apresentar a extensa coleção de arte e design que detém. As galerias, dispostas por três andares, mostrarão trabalhos produzidos entre os séculos 17 e 20, justapondo obras conhecidas com aquisições e empréstimos recentes, oferecendo novas perspectivas sobre a arte, a história e a cultura norte-americanas.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por The Metropolitan Museum of Art (@metmuseum)
National Urban League’s Urban Civil Rights Museum
Inauguração prevista para o fim de 2024 ou início de 2025
O museu, que será instalado no Urban League Empowerment Center, nova sede da National Urban League, no Harlem, será o primeiro dedicado ao Movimento dos Direitos Civis Americanos e um dos únicos museus do país a se aprofundar no movimento que se desenrolou no norte do país.
Frick Collection
Inauguração prevista para o início de 2025
A Frick Collection retornará à sua casa original na Frick Mansion no início de 2025. O espaço renovado inclui 2.500 metros quadrados de novas construções. Além disso, o segundo andar da residência Frick original poderá ser vista pelo público pela primeira vez.
John F. Kennedy International Airport
Em andamento
Com base no recém-concluído projeto de expansão do Terminal 8 (T8), o aeroporto anunciou uma iniciativa de renovação comercial, incluindo mais de 300 novas concessões e mais de 60 novas ofertas para lojas, com ênfase em empresas locais e de propriedade de minorias e de mulheres. O JFK também iniciou a reforma do Terminal 6, que ocupará o local dos antigos terminais 6 e 7, programado para abrir em fases – a conclusão do saguão de chegadas e partidas e dos primeiros cinco portões deve ocorrer em 2026, além da abertura de mais cinco portões em 2028. Atualmente, também está em andamento a construção do Terminal 1, que se tornará uma estrutura de última geração com 23 portões de embarque e restaurantes, lojas, lounges e espaços de recreação, com inauguração prevista para 2026. Veja como ir do JFK para o seu hotel em Manhattan.
Newark Liberty International Airport
Em andamento
Além do novo Terminal A, que oferece 33 portões de embarque para Air Canada, American Airlines, JetBlue e United Airlines e está diretamente conectado a um estacionamento de vários níveis, o aeroporto também está trabalhando em um novo sistema de trem com trilhos elevados para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e diminuir o tráfego. O Terminal A recebeu a prestigiosa nota cinco estrelas da Skytrax, a mais importante empresa de classificação do setor de aviação, juntando-se ao Terminal B do Aeroporto LaGuardia como os dois únicos terminais de aeroportos na América do Norte que receberam essa distinção máxima. Veja como ir de Newark para o seu hotel em Manhattan.
Resolva sua viagem aqui