O que esperar do Ramadã em Dubai

Emirado continua em pleno funcionamento e visitantes têm oportunidade de imergir na cultura local

Por Da Redação
2 mar 2025, 14h00
Atlantis, The Palm, Dubai, Emirados Árabes
Resorts como o Atlantis, The Palm organizam menus especiais de "iftar" - a quebra de jejum dos muçulmanos (Departamento de Economia e Turismo de Dubai/Divulgação)
Continua após publicidade

Em 2025, o período correspondente ao início e fim do Ramadã no calendário gregoriano será de 28 de fevereiro a 29 de março. O mês mais sagrado do calendário islâmico transforma Dubai com decoração temática e eventos especiais, além de convidar residentes e visitantes a vivenciarem um período de reflexão, espiritualidade e celebração.

O emirado continua a funcionar plenamente e os visitantes podem participar das refeições de quebra do jejum e outras atividades culturais. Veja o que esperar de uma visita a Dubai durante o Ramadã:

Experiências gastronômicas

O iftar é um dos momentos mais aguardados do dia. Ao pôr do sol, o som dos canhões ecoa pela cidade, marcando a quebra do jejum. Restaurantes renomados oferecem menus especiais, destacando sabores do Oriente Médio e do Norte da África. Entre os destaques estão o Asateer Tent no Atlantis, The Palm, o Al Hadheerah no resort Bab Al Shams e o exclusivo Armani Hotel, no Burj Khalifa.

Para uma experiência mais tradicional, o Sheikh Mohammed Centre for Cultural Understanding (SMCCU) convida visitantes a compartilhar um iftar com a comunidade local, proporcionando uma imersão na cultura e tradições dos Emirados Árabes.

Eventos e atividades culturais

Dubai se enche de atividades especiais durante o Ramadã. O bairro histórico de Deira recebe um souk especial de Ramadã, enquanto o Expo City Dubai organiza o Hai Ramadan, com workshops para as crianças, lojas, contação de histórias e restaurantes que proporcionam a experiência do iftar.

Continua após a publicidade

Já no Global Village, os visitantes podem assistir apresentações culturais e provar pratos típicos de diversos países. Outro destaque é a cerimônia do disparo do canhão, uma tradição que anuncia o início e o fim do jejum diário. Os tiros são realizados em pontos icônicos da cidade, como Burj Khalifa e Madinat Jumeirah.

Celebrações do Eid Al-Fitr

O Ramadã se encerra com o Eid Al-Fitr, previsto para ocorrer entre 31 de março e 2 de abril de 2025. Essa é uma das maiores celebrações do mundo islâmico, marcada por festividades, doações e encontros familiares. Em Dubai, a data é comemorada com fogos de artifício, eventos culturais e promoções especiais em shopping centers.

Etiqueta e outras dicas

Dubai acolhe visitantes de todas as nacionalidades e crenças durante o Ramadã. Embora não seja necessário jejuar, é recomendável respeitar o período evitando comer, beber ou mascar chiclete em público durante o dia. Vestir-se modestamente e demonstrar respeito pelas práticas religiosas também são atitudes valorizadas.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Dubai

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

 

Publicidade