Primeira exposição de moda no Louvre tem peças de Versace a Dior

Exposição relaciona 65 peças de moda a uma série de artigos da coleção de artes decorativas do museu

Por Lucca Bessa
4 fev 2025, 10h00
palace-city-monument-cityscape-panorama-louvre-558658-pxhere.com
Louvre Couture propõe mergulho nas relações entre arte e moda (PxHere/Reprodução)
Continua após publicidade

Está em cartaz, no Museu do Louvre, em Paris, a mostra “Louvre Couture — arte e moda: peças manifesto” que aborda a relação entre a arte e a moda. A exposição, que vai até o dia 21 de julho, apresenta 65 peças e uma variedade de acessórios de mais de 40 estilistas diferentes — incluindo Balengiaga, Chanel, Versace e Yves Saint-Lauren — a fim de descobrir os paralelos entre o mundo fashion e os mais variados itens do acervo de artes decorativas do museu.

A mostra é a primeira dedicada ao tema no Louvre. De acordo com os organizadores, “pesquisas e monografias dedicadas à moda estão, cada vez mais, estabelecendo ligações estéticas que aproximam os grandes nomes do ofício ao contexto histórico e artístico em que estavam inseridos”.

O objetivo da exposição, que contará com um espaço de 9.000 metros quadrados no museu, é revelar tais ligações através do dialogo entre as 65 peças em exposição e as principais obras do acervo de artes decorativas do Louvre – com objetos que vão do império bizantino à França do século XIX.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Musée du Louvre (@museelouvre)

Entre os destaques estão um vestido bordado com cristais da Dolce & Gabbana, inspirado nos mosaicos do século 11 da Catedral de Torcello em Veneza, e um vestido de seda da Dior com motivos de Luis 14, que ficará diante de um retrato barroco do próprio. 

Continua após a publicidade

Outros modelos icônicos, como o vestido de malha metálica de Gianni Versace de 1997, também estão em exibição. A peça, que levou mais de 600 horas — ou 25 dias — para ser costurada à mão por duas costureiras do ateliê, é embelezada com cristais Swarovski, bordados dourados com cruzes bizantinas e o drapeado característico da Versace inspirado em vestidos peplum da Grécia Antiga.

Uma jaqueta Chanel inspirada em uma cômoda que faz parte do acervo do museu, uma túnica de Paco Rabanne utilizada por Brigitte Bardot e uma armadura da Balenciaga feita em impressão 3D são outras das peças que completam o acervo da Louvre Couture.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Musée du Louvre (@museelouvre)

Continua após a publicidade

Serviço

“Louvre Couture — arte e moda: peças manifesto”

Onde?Museu do Louvre

Quando? Até 21 de julho. De quarta-feira a sábado, das 9h às 18h (o museu permanece aberto até as 21h, excepcionalmente, às quartas e sextas).

Continua após a publicidade

Quanto? A exposição já está incluída no ingresso do museu, que custa 22.

Leia tudo sobre Paris

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade